Não há dúvidas de que a
nuvem tornou-se um mecanismo de entrega cada vez mais popular para
tarefas de TI que, muitas vezes, são complicadas e consomem muito tempo.
Para ajudar as empresas que estão prontas para migrar para os serviços
baseados na nuvem e também as que estão começando a considerar essa
possibilidade, a Symantec apresenta dicas para uma transição segura.
Seguindo as sugestões, as corporações garantem simplicidade, economia e a
eficiência que a nuvem tem a oferecer.
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Maior não é sempre melhor:
Avalie prestadores de serviços de nuvem e encontrará grandes empresas
reivindicando sua posição em um segmento cada vez mais disputado. A
reputação do prestador de serviço e o tempo de experiência na nuvem
importam mais do que o tamanho. Procure uma especialista no assunto com
tecnologia respeitável que conheça profundamente o segmento. -
Entenda suas necessidades de segurança: Existe
muita especulação em torno da segurança na nuvem, mas há pouca
diferença entre a confiança que as empresas depositam em seu prestador
de serviços de internet e em outros fornecedores de tecnologia. Com isso
em mente, podemos afirmar que a demanda e as expectativas de segurança
de cada organização são diferentes. Portanto, é importante entender como
o fornecedor poderá atender essas necessidades. Verifique as
referências sobre o prestador de serviços e analise casos semelhantes ao
seu. -
Conheça os princípios básicos do backup de dados:
Procure conhecer como o provedor de serviços em nuvem faz o backup de
dados e, no pior cenário, o que aconteceria se ele abandonasse as
atividades ou se a sua empresa quisesse migrar seus dados para outro
provedor. Busque saber mais sobre a reputação dos recursos de
armazenamento do provedor, o número e a localização dos data centers, e a
redundância da infraestrutura. -
Certifique-se de ter bons SLAs (Service Level Agreements, ou Acordos de Nível de Serviço): Certificações
no segmento retratam um momento no tempo e não indicam necessariamente
bom desempenho. A melhor maneira de garantir bons serviços é por meio de
Acordos de Nível de Serviço – SLAs – com linguagem clara. Procure
fornecedores que divulguem seu desempenho e usem valores financeiros
claros para os casos de Níveis de Serviço abaixo do contratado. -
Avalie padrões de serviço ao cliente: Os
melhores departamentos de atendimento ao cliente para serviços na nuvem
contam com especialistas disponíveis 24 horas por dia, sete dias por
semana. Certifique-se de que o serviço ao cliente prestado pelo
fornecedor escolhido é capaz de atender às necessidades de sua
organização. - Teste o serviço: A principal vantagens do SaaS (Software as a Service)
é oferecer uma opção gratuita para testes, fácil de ser implantada. A
maioria dos fornecedores a oferece para aqueles que desejam avaliar os
serviços. Comece com uma versão sem custo que, depois de avaliada e
aprovada, possa ser expandida para incluir dados confidenciais e outros
sistemas de missão crítica.
Com
as dicas acima, esperamos que as empresas comecem a migrar para a nuvem
com mais segurança e menos dúvidas, já que o tema ainda é complexo e
traz uma série de questionamentos dentro das organizações. O grande
desafio das empresas agora é pensar em dar o primeiro passo rumo à
nuvem. E que seja o primeiro de muitos!