Cloud Computing

13 jun, 2013

Big data é um tsunami em alto mar – Resenha do livro Big Data

Publicidade

Recentemente lancei mais um livro, sobre Big Data. O livro aborda o assunto  tanto do ponto de vista de negócios quanto das tecnologias envolvidas, e debate alguns desafios para se colocar projetos de Big Data em ação.

Disponível apenas em formato digital (ebook), o livro pode ser adquirido em livrarias online.

capa_BIG DATA

Big Data é um dos assuntos mais comentados atualmente. Mas, apesar do hype,  a maioria das empresas ainda não tem uma visão clara do que é Big Data, do seu potencial e como alavancar esta potencialidade. Vemos muitas empresas entrando em iniciativas de Big Data sem uma estratégia bem definida que as oriente. Big Data não é apenas comprar pacotes de tecnologia, mas uma nova maneira de explorar o imenso volume de dados que circula dentro e fora das empresas. Big Data embute transformações em processos de negócio, fontes de dados, infraestrutura de tecnologia, capacitações e mesmo mudanças organizacionais na empresa e em TI.

Antes de mais nada é importante lembrar que Big Data não trata apenas da dimensão volume, mas existe também uma variedade imensa de dados, não estruturados, dentro e fora das empresas (coletadas das midias sociais, por exemplo), que precisam ser validados (terem veracidade para serem usados) e tratados em velocidade adequada para terem valor para o negócio. A fórmula é então, Big Data = volume + variedade + velocidade + veracidade +  valor.

A questão do valor é importante. Big Data  só faz sentido se o valor da análise dos dados compensar o custo de sua coleta, armazenamento e processamento. Existem também questões legais a serem resolvidas.

A capacitação profissional é um fator importantíssimo e existem várias possibilidades de capacitação no setor, tanto no viés técnico como no analítico. No lado analítico, analisar comportamento dos seus clientes e do mercado como um todo pode levar à identificação de oportunidades de lançamento de novos produtos, focalizados em determinados nichos deixados a descoberto pela concorrência.

Big Data é um Big Challenge para os CIOs e a área de TI. Primeiro temos as tecnologias que envolvem Big Data. Muitas vezes será necessário ir além das tecnologias tradicionais de banco de dados e Data Warehouse, entrando no campo dos bancos de dados NoSQL e processamento massivo. Temos também a questão da privacidade e acesso a dados confidenciais. É essencial criar uma politica de acesso e divulgação das informações. Análises preditivas podem gerar resultados que podem questionar algumas perspectivas de negócios da empresa e precisam ter sua divulgação filtrada para não serem disseminadas inadequadamente.

A capacidade analítica para traduzir dados em informações e conhecimento é outro desafio. Requer capacitação e ferramentas de visualização bem mais sofisticadas. Outra mudança que Big Data embute é a transformação das relações entre TI e o negócio. TI deve prover a base tecnológica, governança e procedimentos de segurança para o Big Data, mas as consultas e análises deverão ser feitas pelas áreas de negócio. O modelo Big Data deve ser, para o usuário, um modelo self-service.

Big Data não é em absoluto um hype de mercado. É um tsunami ainda em alto mar, pouco visível,  mas com poder de causar devastação imensa se for ignorado. O livro se propõe a debater estes conceitos e mostrar um road map para trilharmos os primeiros passos em direção a um cenário onde Big data acabará sendo, no futuro, Just data.