Hoje, saber virtualização significa trabalhar com uma das maiores necessidades técnicas de mercado. Significa, também, uma garantia de emprego e serviço para o presente e futuro. Se você também quer aprender mais sobre virtualização, porém não sabe como começar a estudar, elaboramos um guia prático e com um custo muito baixo. Para começar, é necessário que você tenha os equipamentos corretos:
Equipamento mínimo:
- 01 máquina com suporte à virtualização no processador (Intel-VT ou AMD-V);
- 04GB de RAM;
- 01 placa de rede ethernet;
- 150GB em HD.
Essa configuração é a mínima e já permite ter um servidor de virtualização com poucas maquinas virtuais. Obviamente, as maquinas virtuais serão bem pequenas e com o mínimo possível de memória.
Equipamento médio:
- 02 máquinas com suporte à virtualização no processador (intel-VT ou AMD-V);
- 08GB de RAM (de preferência que seja mais do que isso) em cada máquina;
- 02 placas de rede ethernet em cada máquina;
- 02 discos em cada máquina;
- 01 switch de rede;
- 01 máquina com mínimo de 04GB de RAM e mínimo de 150GB de HD;
- 01 placa de rede ethernet.
Essa já é uma configuração que permitirá testar alguns produtos de gerenciamento da linha Microsoft System Center, além de montar uma configuração bem simples de Failover Cluster via iSCSI.
A seguir, recomendo que você entenda o que é virtualização, como funciona e uma visão geral de cada produto. Você pode começar a ler estes artigos abaixo:
Uma vez que você já possui o hardware, então faltam os softwares. Você pode baixar os produtos da Microsoft para testar seu ambiente de virtualização nos links a seguir:
Com os produtos acima, você já tem o sistema operacional de virtualização. A seguir, estão os links para download da família de produtos System Center 2012 para gerenciar o ambiente virtualizado:
Agora você já tem o hardware e softwares necessários. Se você não sabe como instalar cada produto, não precisa se preocupar. Temos um centro de treinamento com vídeos passo-a-passo que auxiliam quem está querendo montar este laboratório:
Vamos, então, revisar o que você já tem em mãos:
- Já aprendeu o que é virtualização;
- Sabe qual a função dos produtos e como usar;
- A infraestrutura de máquinas está pronta;
- Os softwares estão todos disponíveis;
- Para saber instalar e configurar, você já tem o material de treinamento.
E o que falta agora? Estudar bastante, fazer vários testes e tentar fazer o exame de certificação em virtualização. O exame mais importante é o 70-659 e você tem mais detalhes sobre ele neste link. Esse exame é bastante valorizado pelas empresas que dão consultorias ou são parceiras da Microsoft. Se você está pensando em uma recolocação profissional de mercado, então pense bem nessa possibilidade. Certificação é muito valorizada pelo mercado, além de um ótimo diferencial no seu currículo.
***
Faça acontecer com a virtualização! Veja detalhes aqui.
Não perca tempo, faça alguns downloads importantes e mãos à obra!