Cloud Computing

23 set, 2022

Mercado de cloud segue crescendo, gestores precisam adequar seu mindset

Publicidade

A tecnologia em cloud está cada vez mais presente em nosso dia a dia, mas ainda há muitos gestores que não sucumbiram a essa nova realidade. É necessário haver uma mudança de mindset da direção das companhias e pensar na longevidade dos negócios e em sua modernização para a própria sobrevivência deles, até mesmo em casos críticos, como uma invasão ou perdas das informações da empresa.

Existem inúmeras vantagens ao utilizar cloud, como a segurança. Quando a empresa adota esse modelo, ela passa a ter uma infraestrutura mais segura se comparada ao que se tem dentro de “casa”. O motivo é simples: muito mais governança e conformidades de altíssimo nível; muito mais investimento em pessoas altamente capacitadas, times de alta performance e tecnologias de ponta.

Os provedores de tecnologias em cloud precisam investir pesado em processos e tecnologias para suportarem empresas Enterprise-Level e Empresas-Governamentais. O desdobramento natural é que todas as empresas que consomem as tecnologias em cloud se beneficiam de tais investimentos sem precisar fazer tudo por sua conta.

Vale ressaltar, no entanto, que as tecnologias precisam ser usadas com sabedoria. Existem muitas novas tecnologias em cloud disponíveis no mercado de forma muito mais democrática, mas sem conhecimento se tornam só ferramentas subutilizadas e, por vezes, mal configuradas. O que pode aumentar o problema ao invés de diminuir.

Cada vez mais as áreas de negócios têm buscado ampliar os investimentos em tecnologia. Levantamento feito pela Deloitte no início do ano, intitulado “Agenda 2022”, mostra que o empresariado brasileiro planeja manter ou aumentar o investimento e a produtividade por meio de aportes em tecnologia e capacitação, além de esperar o crescimento de suas receitas este ano.

A pesquisa  também revela que os principais investimentos em tecnologia, de acordo com os entrevistados, serão em aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão (96%); infraestrutura (96%); gestão de dados (95%); segurança digital (95%); customer marketing (81%); atendimento ao consumidor (78%); e canais de venda online (71%).

Se a questão da segurança não foi suficiente para aumentar seus investimentos em tecnologia em cloud, vale reforçar que essa modalidade traz agilidade, inovação e oportunidade de expansão com a aceleração digital.

Para se ter uma ideia, as fintechs, bancos digitais, sites, aplicativos de transporte e entrega, entre tantos outros, são exemplos de setores que aumentaram a demanda pelo mercado de cloud e que têm investido fortemente nas estratégias de armazenamento, acompanhando a demanda da população brasileira, que vem buscando alternativas para lidar com o contexto de crise econômica.

À medida que a economia compartilhada se populariza no país, isso também ajuda a alavancar a oferta de tecnologia da informação.

Crescimento exponencial 

Outro ponto importante é que essa tecnologia ajuda a potencializar o crescimento da sua empresa, o que é bem perceptível nas fintechs que, com pouco tempo de existência, têm dobrados seus números e atingindo cada vez mais clientes.

Isso acontece, porque a tecnologia encurta processos, ajuda na estratégia do negócio e torna as ações mais assertivas. Outro benefício é que ela traz uma vantagem competitiva com a redução de alguns gastos, como o de energia elétrica, por exemplo, e isso pode se reverter em investimentos e caixa para a empresa.

Isso tudo sem falar dos benefícios sustentáveis. Com a migração para a nuvem, a empresa reduz sua emissão de gás carbônico para o meio ambiente, e o planeta só tem a agradecer.

A tecnologia em cloud é uma excelente oportunidade de transformação do negócio, desde que desenvolvida com um bom plano de negócios, que vai da escolha dos tipos de estratégia à das tecnologias. E, para desenvolver esse planejamento robusto, é essencial um parceiro estratégico.