Carreira Dev

6 ago, 2010

Soft-Skills do Analista de Negócios

Publicidade

Juntamente com um grande parceiro de Análise de Negócios que vocês conhecerão em breve, começo a escrever sobre Análise de Negócios aqui no iMasters. O objetivo é divulgar e clarificar os vários papéis que os Analistas de Negócios têm dentro das organizações.

As empresas estão, aos poucos, começando a dar valor a esse profissional dentro de sua empresa. Conhecer os processos do negócio é muito importante para esse profissional, mas hoje falaremos sobre as características pessoais.

De acordo com o Babok (em um próximo artigo explicarei melhor sobre isso, mas seria o PMBOK do Analista de Negócios), Análise de Negócios é

o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir como ligação entre partes interessadas no intuito de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e para recomendar soluções que permitam que a organização alcance seus objetivos.

Recentemente tive que pensar, por motivos profissionais, sobre os skills necessários para um Analista de Negócios. Após muita pesquisa e conversas com colegas que já estão há um tempo trabalhando com isso, em suas diversas denominações (Além de Analista de Negócios, também Analista de Sistemas, de Requisitos, Funcional, entre outros), ficou claro que os soft skills necessários são:

Ser bom ouvinte

Ser um bom ouvinte é de extrema importância. Ajuda a evitar distrações enquanto o cliente está lhe explicando alguma funcionalidade/necessidade, a manter uma boa postura e contato visual diretamente com o cliente. Afinal, você precisa entender e tirar dúvidas sobre o que ele está dizendo. Sem ser um bom ouvinte, muitas coisas passarão despercebidas e seu levantamento poderá ter furos que só serão detectados em outro momento.

Ser um bom questionador

As maiorias dos requisitos saem de discussões com o cliente. É frequente a conversa com pessoas e até um grande grupo de pessoas para conseguirmos mais detalhes sobre determinado requisito. Estar atento e fazer perguntas-chave são de extrema importância para o levantamento de requisitos. É normal que, com o tempo, a experiência lhe proporcione a sabedoria necessária para fazer as perguntas corretas no momento certo.

Ser observador

Um analista observador percebe, em comentários e em outras situações junto ao cliente, sua real necessidade (cliente que, muitas vezes, não sabe do que está precisando), vê um novo requisito, vê uma nova oportunidade de negócio. Além disso, consegue oferecer um algo a mais no produto final, garantindo, além do real valor ao negócio do cliente, a satisfação e uma boa imagem junto aos usuários finais do sistema.

Escrever bem

Com certeza, um dos skills mais importantes, senão, o mais importante, é um analista que escreva bem, que consiga comunicar as necessidades do cliente em texto, em um formato que tanto os clientes, quanto a equipe de desenvolvimento, entendam sem dificuldade. Dominar o idioma na qual o requisito é escrito é de extrema importância. Infelizmente, muitas pessoas têm dificuldades com seu próprio idioma. Para aprimorar essa habilidade é preciso ler mais – livros, revistas, jornais – e também praticar, escrevendo.

Ser organizado

Como um analista trabalha com muitas informações ao mesmo tempo, ele deve ser organizado para que consiga passá-las de maneira correta. Saber estruturar muito bem suas informações, mesmo antes de serem passadas para o papel, é muito importante, pois elas podem ser solicitadas a qualquer momento por um gerente, ou por um cliente. Ser organizado também quer dizer organizar bem os e-mails. Afinal, recebemos vários e-mails dos mais variados assuntos. Montar uma estrutura básica, mesmo que apenas você vá cuidar dessas informações, ajudará em sua organização.

Ser criativo

“O melhor analista de requisitos inventa requisitos” (Robertson – 2002). Durante as conversas com o cliente, o analista descobre valores para o projeto que às vezes nem o próprio cliente conhece. Esse skill está muito relacionado com o terceiro, “ser observador”. Um analista que é um bom observador, com certeza visualizará novos requisitos, mesmo sem a descrição direta, e conseguirá oferecer melhores soluções para seu cliente.

Perguntei aos meus colegas, se existiam todos esses skills em um único profissional. A resposta, obviamente, foi negativa, mas uma coisa foi unanimidade: o profissional deve identificar quais são seus principais gaps, seus pontos a melhorar e ir atrás desses skills.

Sei que todas as profissões têm suas dificuldades e seus méritos, porém há muitas atribuições que podem ser aprendidas através de cursos e estudo em livros, além de certificações. Porém, esses skills são características pessoais, que ou nascemos com elas e vamos aprimorando durante nosso crescimento, ou que não nos são natas e que precisamos nos esforçar muito para mudar e adquiri-las quando adultos.

O melhor é que a maioria das características que listei trarão benefícios também para a sua vida como um todo, não apenas profissionalmente.

Eu já detectei alguns skills que faltam para que eu possa ser um Analista de Negócios mais completo e já estou trabalhando nisso. E você? É excelente em todos os skills, acima citados? Tenho certeza de que não!

Afinal, não há idade para aprendermos, melhorarmos e/ou mudarmos.

Abraços.