Está ocorrendo no Rio de Janeiro, desde segunda-feira, a 22ª edição da International World Wide Web Conference, a WWW2013, o maior evento sobre inovação e tendências a respeito da Web, que ocorre anualmente. Em toda a história do evento, está é a primeira vez que ele está acontece na América do Sul.
Diferentemente da maioria das conferências científicas, que são mais focadas em pesquisa acadêmica e têm um espaço menor para o mercado, a WWW é democrática: indústria e academia caminham juntas e têm a mesma oportunidade para expor suas pesquisas. Inclusive, há artigos apresentados na conferência nas trilhas de pesquisa que são pesquisas conjuntas entre universidades e grandes empresas, como Google, Yahoo! e Microsoft.
Além de estar no evento para apresentar meu artigo na trilha de Developers, também estou atuando como voluntária na organização do evento e, a convite do iMasters, vou fazer a cobertura do evento durante esta semana, publicando alguns artigos aqui.
Mais sobre a WWW
O site do evento apresenta a seguinte descrição sobre a conferência (em tradução livre):
A World Wide Web Conference é uma conferência internacional anual sobre as direções futuras World Wide Web. Tudo começou em 1994, no CERN e é organizado pelo Comitê International World Wide Web Conferences Steering Committee (IW3C2). A Conferência tem como objetivo proporcionar ao mundo um importante fórum de discussão e debate sobre a evolução da Web, a padronização de suas tecnologias associadas, bem como o impacto dessas tecnologias na sociedade e na cultura. A conferência reúne pesquisadores, desenvolvedores, usuários e empreendimentos comerciais de fato todos aqueles que são apaixonados pela Web e que ela tem para oferecer.
Sir Tim Berners-Lee, um dos criadores da Web, foi também um dos fundadores desta conferência e está no evento deste ano também.
Abertura
A WWW2013 começou na segunda-feira, com a apresentação de workshops e tutoriais. Porém, a Conferência foi oficialmente iniciada ontem, quarta, e até sexta (17/05) haverá as apresentações dos artigos das trilhas de pesquisa, indústria, desenvolvimento e exposição de posters.
A abertura foi realizada com a presença de Marco Antonio Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, prof. Dr. Virgilio Almeira, um dos chairs da WWW2013 e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Hartmut Glaser, diretor executivo do CGI.br, Mary Ellen Zurko, chair da IW3C2, Ricardo Baeza-Yates, da Yahoo! Labs e Marcelo Haddad, diretor executivo da Rio Negócios (representando o prefeito do Rio, que não pode comparecer). Dentre todos os discursos, destaco a frase do prof. Virgilio, que salientou que, “no Brasil, a web é quase tão popular quanto futebol, carnaval e dias ensolarados”, ou seja, temos uma comunidade forte aqui, tanto em pesquisa, quanto no mercado de trabalho. Nosso ministro destacou o crescimento da produção científica brasileira e a representação dela no mundo (atualmente, cerca de 3% dos papers publicados são de brasileiros).
Mas a cereja do bolo foi a tão aguardada palestra do keynote speaker Luis von Ahn, fundador do reCAPTCHA e do DuoLingo e professor na Carnegie Mellon University. Ele começou falando, claro, sobre o famoso reCAPCHA, fornecendo uma visão geral de como ele funciona e como a aplicação, atualmente pertencente à Google, auxilia na digitalização de livros: basicamente, as palavras exibidas no captcha são provenientes de livros onde a digitalização é desconhecida. Em seguida, foi a vez de falar sobre o DuoLingo e mostrar como é possível aprender idiomas de forma colaborativa, gratuita, divertida e eficiente. Além disso, ao mesmo que alguém está aprendendo algum idioma pela aplicação, ela também está ajudando a traduzir o conteúdo da Web. É uma democratização do aprendizado de idiomas e utiliza uma abordagem crowdsourcing tanto para este aprendizado quanto para traduzir conteúdo da Web. Além disso, ele mostrou a utilização de conceitos de gamification no aplicativo do DuoLingo.
Tim Berners-Lee meets students
Tim Berners-Lee estará como palestrante especial nesta quinta, mas ontem houve uma sessão extra em que somente estudantes poderiam comparecer. Foi a Tim Berners-Lee meets students e a inscrição deveria ser feita de forma antecipada, pois as vagas eram limitadas. Foi uma sessão inspiradora, ela estava lá exclusivamente para responder às dúvidas dos estudantes sobre assuntos relacionados à Web e os temas foram mais variados: desde Linked Data até publicação em Open Journals, passando por Web Semântica e BitCoins. Defensor de dados abertos, Tim Berners-Lee comentou que os estudantes deveriam publicar somente em journals (periódicos) cujo acesso aos artigos é abertos, enfatizando que há excelentes journals neste formato. Ele também comentou, sem hesitar, que a Web está morrendo por conta dos aplicativos, mas não mostrou isso como sendo um problema. Nem todos conseguiram fazer as perguntas, pois o tempo era limitado e as respostas dele foram muito ricas, mesmo para os temas que ele não conhecia muito.
O que está rolando de bom
As trilhas de pesquisa contemplam tópicos Análise Comportamental (de usuários), Extração de Informações, Sistemas de Recomendação, Web Social, Mineração de Dados na Web, Segurança, Monetização na Web e muitos outros temas. Além disso, na área de exibição há estandes de empresas como a Microsoft, Yahoo!, Google, Globo.com e RedHat. O acesso ao evento é apenas para participantes registrados pagantes ou participantes que estejam participando de alguma atividade gratuita como a Open Web Challenge.
Acompanhe o evento
No Twitter, você pode acompanhar o evento pela conta da conferência (@www2013rio) e também pela hashtag oficial #www2013. Para quem deseja ver mais do que 140 caracteres, a WWW2013 está sendo transmitida via streaming também.
Até a próxima!