Carreira Dev

25 mai, 2007

O profissional do século XXI

Publicidade

Ser um profissional competente e bem informado no mercado de trabalho atualmente tornou-se necessário devido alto “turn over” de pessoal nas empresa. Estar bem informado sobre o que acontece no mercado e em suas áreas de atuação é sempre bom, e nada que jornais, revistas e mesmo a internet não possam lhe oferecer gratuitamente no tempo e horários que você estiver disponível.

O profissional deve estar bem informado sobre sua área de atuação e mais, a formação técnica e/ou superior aliado às certificações são extremamente necessários para o reconhecimento do profissional. A experiência é um ponto forte que pode fazer a diferença, mas que se tornar quase invisível quando não se tem formação. As empresas trabalham com documentos, certificados, diplomas, currículos e com experiência na última hipótese de não se encontrar um profissional com todos os pré-requisitos anteriormente citados.

Vale lembrar que a afirmação “quanto mais estudo, mais aprendo” não é linear crescente, e o mesmo vale para “quanto mais experiência ganho com trabalho, mais aprendo”, em certo ponto os dois podem estabilizar ou mesmo cair se o conhecimento não for constantemente renovado. Conhecimento teórico aliado à experiência prática é o melhor caminho para se tornar um profissional ideal.

A postura profissional no ambiente de trabalho deve ser pensada e calculada:

  • Ouvir e estar atento a opiniões a favor e contra, principalmente quando não dominar o assunto em questão;
  • Evitar erros e contar com a ajuda dos mais experientes, seja na empresa ou fora dela, para precaver e mesmo solucionar possíveis situações de risco;
  • Ser amigável e descontraído nos momentos certos e oportunos, evitando gafes em situações mais sérias;
  • Cumprir metas, prazos e horários, evitando atrasos em qualquer situação;
  • Ter responsabilidade de cumprir com os compromissos firmados, nunca firmar com alguém o que não se tem certeza.

O profissional não precisa ser um ser politicamente correto e seguir a risca todas as regras de conduta e leis vigentes no estado, o ideal é que tenha bom senso e saiba se portar em cada situação, evitando conseqüências desagradáveis e que possam denegrir a imagem do profissional no mercado como arrogante, sem compromisso, irresponsável ou qual outra dessas “qualidades”.

Grande Abraço a todos!