Olá, como vão vocês? Espero que bem.
Quem de vocês não se lembra de ouvir alguém dizendo, a poucos anos traz, que as máquinas e a tecnologia estavam vindo para trazer desemprego? Eu me lembro bem de ouvir de bocas maléficas e pouco conhecedoras dos benefícios trazidos pela tecnologia e afins. Mas isso era um medo comum que atinge muitas pessoas, o medo da mudança. Mas tudo bem, a tecnologia está ai presente no setor agrícola, setor automobilístico, setor financeiro, setor de comércio e bens de consumo… etc e tal. Poderíamos listar todos os setores do mundo aqui onde existem máquinas e computadores engajados ao negócio para ajudar a ter uma maior agilidade, qualidade, menor custo e vários outros itens para se produzir melhor. O mercado evoluiu, mudou, e você, vai continuar com medo ou vai se alinhar ao mercado?
Minha definição para alinhamento é: ajustar-se a alguma direção para se conseguir um objetivo de uma forma mais simples e menos desgastante. É como seguir uma linha. E como podemos nos alinhar ao mercado?
Este trecho retirado de um artigo publicado por Ricardo Aun, publicado aqui mesmo no iMasters, mostra claramente que existem muitas vagas nos Brasil, e pouca gente qualificada. A tecnologia que as más línguas diziam que viria para desempregar pessoas, está empregando mais pessoas do que nunca, só que o nível de conhecimento exigido pelas empresas também aumentou. A poucos anos atrás quando os celulares nem era muito utilizados não existiam centros de atendimento ao cliente com centenas, milhares de atendentes trabalhando em vários turnos diferentes. Você já olhou a sua volta quanta coisa nova nós temos adquirido como bens de consumo de alguns anos pra cá? Eletrodomésticos, celulares, televisões, DVDs, produtos alimentícios de várias marcas, roupas etc. O mercado está crescendo a uma velocidade como nunca conseguida em outras Eras (estamos atualmente na Era do Conhecimento). Gostando de trabalhar com moda, metalurgia, mecânica, informática, jornalismo ou qualquer outro ramo, você deve se qualificar para conseguir um emprego tal.
O caminho das pedras de um curso superior ou técnico nem sempre é o mais fácil e mais acessível a todos, mas na atualidade se você almeja um bom cargo e um bom salário essa é uma das formas mais fáceis de você conseguir ser um profissional qualificado e alinhado ao mercado. O governo junto a iniciativa privada tem investido muito na educação superior/técnica no país tornando-as mas acessíveis a todos com os programas Pro – Uni (Bolsas Integrais), Pra Valer (Financiamento) e FIES (Financiamento), portanto é uma responsabilidade individual fazer um esforço para se qualificar. Não estou aqui dando créditos ou cobrando débitos de nosso Presidente, mas é fato que de 5 anos pra cá muito se tem investido na formação de profissionais qualificados por parte do governo e da iniciativa privada pelo motivo já dito acima, o déficit de profissionais qualificados.
Qualifique-se, e boa caça ao tesouro da satisfação pessoal e profissional. Tenham uma ótima semana. Enviem críticas e sugestões, ou deixe seu comentário.