Carreira Dev

24 abr, 2019

Guia de estudos: certificação Microsoft 70–480

100 visualizações
Publicidade

Recentemente realizei o exame 70–480: Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3 da Microsoft, e (felizmente) consegui o certificado!

Caso não conheça, essa certificação é um exame da Microsoft que testa suas habilidades em HTML5, JavaScript e CSS3. É uma prova composta por perguntas de múltipla escolha que são distribuídas entre os seguintes tópicos:

  • Implementar e manipular estruturas de documentos e objetos
  • Implementar fluxo de programa
  • Acessar e proteger dados
  • Usar CSS3 e aplicativos

Na página da certificação você pode ter uma noção maior das habilidades medidas e também optar por alguns meios de preparação, como treinamento com um instrutor, teste prático, entre outros.

Esse exame pode ser realizado em diversos centros aplicadores que existem no Brasil. Durante o agendamento da prova, o sistema irá te mostrar os centros mais próximos de você e vai te deixar escolher o idioma no qual a prova será feita, podendo ser até mesmo em português!

Minha prova teve 63 questões, durou duas horas e abordou mais tópicos de JavaScript e CSS3 do que de HTML5, mas você precisa ter em mente que cada prova é diferente e que as questões são sortidas.

No entanto, já ouvi relatos de pessoas que realizaram o mesmo exame e fizeram mais ou menos que 63 questões e tiveram mais questões de HTML5, ou mais de CSS3.

Vale lembrar que, na página oficial do exame, recomenda-se que você tenha pelo menos um ano de experiência desenvolvendo com essas tecnologias (HTML, CSS e JavaScript), que era exatamente o que eu tinha quando decidi realizar a prova.

No total, estudei por duas semanas, todos os dias, incluindo os finais de semana, para conseguir me aprofundar em tópicos não tão bem conhecidos e relembrar outros que caíram em esquecimento.

Caso você tenha menos que um ano de experiência ou não se sinta confiante o suficiente, sugiro que reserve um tempo maior de dedicação, até porque é necessário acertar – no mínimo – 70% das questões pra conseguir o certificado.

Guia de estudos

Montei meu guia de estudos me baseando nos conteúdos que costumam ser mais abordados na prova, e também tive dicas de conhecidos que já haviam realizado o exame.

Fiz um cronograma que eu pudesse seguir, considerando minha rotina, e consegui estudar todos os tópicos que julguei mais importantes (pra mim) em duas semanas; mas o ideal é que você crie o seu próprio cronograma e o siga fielmente até que tenha passado por todos os tópicos.

Abaixo listei todo o conteúdo que usei:

1. Mapa Mental

Comecei a estudar através desse Mapa Mental que encontrei em um blog. Ele contém os principais tópicos que são abordados no exame.

Eu estudava, ao menos três deles por dia e utilizava o site do W3Schools como fonte para aprender os conteúdos.

Mapa Mental dos tópicos da prova. [FONTE]

2. Livro oficial do exame

Enquanto procurava o conteúdo da prova, acabei descobrindo que existe um livro oficial do exame que explica e dá exemplos dos tópicos abordados na prova.

Ele também dá algumas perguntas, ao final de cada capítulo, sobre o conteúdo. As respostas ficam disponíveis no final do livro.

O livro é muito bom e bem escrito – consegui absorver muita coisa através dele. Porém, apesar de extenso, ele não aborda todos os tópicos que caem no exame, portanto eu não recomendo que você estude apenas por ele.

Capa do livro “Exam Ref 70–480: Programming in HTML5 with JavaScript and CSS”

3. Curso no YouTube

Encontrei uma ótima playlist de vídeos do Ray Carneiro sobre o exame. Ray gravou os vídeos enquanto estudava para prova 70–480 e a playlist é baseada no livro oficial do exame que citei acima.

À medida em que ele estudava um capítulo inteiro, ele gravava um vídeo resumindo o conteúdo e montando alguns exemplos práticos. É ótimo pra que você consiga relembrar e/ou memorizar alguma informação presente no livro, como uma revisão.

Ele disponibilizou um repositório no GitHub com os slides que ele utilizou durante os vídeos e com os arquivos dos códigos de exemplo.

Você pode acessar a playlist neste link.

4. Simulado

Por último (mas definitivamente não menos importante), o simulado. Depois de estudar, estudar e estudar, queria saber se eu realmente estava pronta pra realizar a prova, então procurei simulados na internet.

Encontrei uma alternativa gratuita no PrepAway, site que disponibiliza simulados de diversos exames. Ao acessar o site, você vai ver que existem vários arquivos com a extensão .ete.

Esses arquivos são os simulados – você pode baixá-los depois de fazer um cadastro simples no site e, em seguida, terá que fazer o download do software de teste, chamado Vumingo, que vai te permitir responder as questões como se fosse um exame de verdade. Você pode baixá-lo aqui.

Os simulados do PrepAway não são oficiais, mas eles têm ótimas questões que me ajudaram muito durante o exame.

Extra

A Microsoft disponibiliza um curso da Microsoft Virtual Academy, gratuito, focado na certificação 70–480. Comecei meus estudos por ele. Porém, o formato do curso não me agradou muito e eu acabei não continuando.

Mas caso você tenha curiosidade, pode acessá-lo através deste link.

Isso é tudo!

Tente planejar bem seu cronograma de estudos, leve o tempo que precisar pra estudar os conteúdos necessários, mas também estabeleça metas para que você não deixe esse objetivo fora de foco. E o mais importante: confie em você!

Qualquer dúvida sobre o exame pode comentar aqui na publicação ou me contatar através do LinkedIn.

Boa sorte!