Olá amigos do iMasters. É com imenso prazer estar aqui para falar sobre um dos ramos da tecnologia na educação, a tecnologia no e-learning. Apresentarei aqui alguns assuntos que são discutidos em congressos, feiras e eventos que participo e inovações encontradas no mundo corporativo. Poderemos manter um canal aberto para contar o que está surgindo de novo, acompanhando as tendências das tecnologias para educação a distância.
Neste primeiro artigo, vamos falar de um dos temas discutidos no 13º Congresso Internacional de Educação a Distância: A utilização de dispositivos móveis para ensino a distância. O conceito de mobilidade ganha espaço no cotidiano das pessoas, principalmente no tocante aos processos de comunicação, haja vista o expressivo valor agregado que os celulares e os dispositivos móveis em geral estão proporcionando. O m-learning (ou mobile learning) surge do ponto no qual a computação móvel e o e-learning se interceptam para produzir uma experiência de aprendizado a qualquer tempo e qualquer lugar.
Foi apontada por várias vezes nos trabalhos científicos, a importância em não perder o objetivo da educação para a tecnologia. Dispositivos com foco em educação não devem reproduzir os desperdícios de hardware e de software que ocorrem no mercado corporativo. Mais em tecnologia nem sempre significará mais em educação.
O que se observa entre os proprietários de LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gerenciamento do Aprendizado), é a indecisão quanto aos investimentos para adaptar seus sistemas para celulares, PDAs e smartphones barrados por uma indefinição do mercado em adotar um padrão de interface gráfica para a diversidade de aparelhos e marcas, e a incompatibilidade com o conteúdo dos cursos. Podemos ter sim, uma versão mobile do LMS para WAP ou XHTML, mas o esforço deverá se concentrar em tornar os cursos, geralmente desenvolvidos em flash, compatíveis com aparelhos que aceitam a tecnologia.
Universidades e instituições de ensino têm implementado com sucesso novos ambientes de aprendizagem e já se preocupam com a compatibilidade dos dispositivos dos seus alunos. Para contornar o problema, os alunos podem receber um PDA para enviar conteúdo colaborativo para o ambiente, registrando situações do dia-a-dia que podem ser relevante ao assunto do curso e compartilhar com os colegas, como um tipo de wiki móvel.
A utilização de objetos de aprendizagem e webcasts durante o decorrer do conteúdo com a possibilidade de download para pendrives, MP3 e MP4 formam uma boa alternativa para complementar o aprendizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aproveitar o tempo no trânsito, no aeroporto ou na espera da clínica.
Enquanto empresas como o Google apontam tendências lançando versões móveis dos seus serviços, aguardamos a chegada do iPhone no Brasil e a popularização dos preços para transmissão de dados para celulares. Em algumas empresas a “inovação” até agora se restringe ao recebimento de SMS para avisos de alerta e datas importantes para o aluno.