Dando continuidade ao assunto iniciado no artigo anterior, iremos abordar sobre as variações do grep com uma breve descrição e também com exemplos para um melhor entendimento.
A grande família grep
O comando grep é muito conhecido, pois é utilizado com muita frequência. O que muitas pessoas desconhecem é que existem três comandos dessa grande família grep, listados abaixo:
- grep
- egrep
- * fgrep
A principais diferenças entre os 3
O grep, já descrito no artigo anterior, pode ou não usar expressões regulares simples. Mas no caso de não usá-las, o fgrep é melhor, por ser mais rápido.
O egrep (“e” de extended; extendido) é equivalente ao comando grep -E. Ele incorpora outras funcionalidades além das expressões regulares padrão, por exemplo:
egrep ‘segunda|divisão’
Serão retornados todas as ocorrências do termo segunda ou divisão.
O fgrep (“f” de fast, rápido, ou de “file”, arquivo), como o nome diz, é o “ligeirinho” da família e age da mesma forma que o grep -F, ou seja, ele deixa de interpretar expressões regulares. É especialmente útil nos casos simples, em que o que se quer é apenas localizar a ocorrência de algum termo simples.
fgrep ‘segundona2013′
Dessa forma, toda operação regular é ignorada, tornando o processo de localização muito mais rápido. Mesmo se forem utilizados caracteres especiais, como $ ou ponto, estes serão interpretados literalmente, e não pelo que representam numa expressão regular.




