O release do IBM DB2 10 para Linux, UNIX e Windows apresenta novos recursos e aprimoramentos com ênfase na redução do custo total de propriedade, confiabilidade essencial aos negócios e desempenho. Com diversas edições disponíveis, desde o Express-C gratuito até o Advanced Enterprise Edition top de linha, há um produto DB2 apropriado para cada empresa.
Um olhar sobre os novos recursos
Um dos recursos apresentados no DB2 10, que é voltado para a redução dos custos operacionais gerais, é o gerenciamento de dados de diversas temperaturas. O armazenamento de diversas temperaturas permite designar opções rápidas (mais caras) de armazenamento para seus dados “quentes” e mais lentas (menos caras) de armazenamento para seus dados “frios”. Além desse novo recurso do DB2 10, há diversos aprimoramentos nos recursos existentes, como compactação adaptável, que oferece taxas de compressão melhoradas e permite mais dados na memória, melhorando, assim, o desempenho.
O DB2 10 apresenta vários recursos e aprimoramentos novos para facilitar um pouco mais a vida dos desenvolvedores. Por exemplo, aprimoramentos de compatibilidade SQL significam que os aplicativos gravados para sistemas de banco de dados competitivos requerem poucas mudanças para serem executados no DB2. Outros aprimoramentos incluem o DB2 Graph Store, para o desenvolvimento rápido de aplicativos, controle de acesso de linha e coluna para fornecer controle de acesso de baixa granularidade às tabelas e recursos temporais com a sintaxe SQL padronizada.
A fim de assegurar a confiabilidade dos dados, o DB2 10 inclui aprimoramentos ao DB2 pureScale, DB2 Workload Management e HADR.
Para saber mais sobre os novos recursos do DB2 10.1, veja ‘Recursos’, ao final deste artigo.
Visão geral dos dispositivos virtuais do DB2
O que é e por que devo usá-lo?
Um dispositivo virtual é um ambiente de servidor virtual pré-configurado que minimiza bastante o trabalho necessário para o seu funcionamento. Não há necessidade de instalar um sistema operacional, o software e executar a configuração do software no ambiente. Ele é pré-configurado e pronto para execução. O IBM DB2 Enterprise 10.1 Trial Virtual Appliance pode ser executado localmente no computador host via VMware Workstation/Player ou remotamente em um ambiente VMware vSphere. Após a inicialização do dispositivo, será necessário fornecer senhas seguras para o sistema operacional e os usuários do DB2 e, opcionalmente, configurar a rede e o fuso horário do servidor. O IBM DB2 Trial Virtual Appliance apresenta o DB2 Enterprise 10.1 e diversas ferramentas de desenvolvimento e educacionais que são usadas para:
- Mitigar a instalação, configuração e tarefas de integração do aplicativo.
- Testar novos recursos no DB2 10.1 com tutoriais e demonstrações incluídos.
- Desenvolver novos aplicativos.
- Criar apresentações e demonstrações do DB2.
- Desenvolver e testar aplicativos do DB2.
- Desenvolver e implementar soluções.
A implementação do IBM DB2 Virtual Appliance inicia uma instância do SUSE Linux Enterprise Server 11 que está configurada com o DB2 Enterprise 10.1. A Tabela 1 mostra uma visão geral dos componentes de software que são instalados no dispositivo virtual, bem como versões de drivers que são aplicadas como parte da implementação.
Tablela 1. Componentes de software de dispositivo virtual
Version | Comentário | |
---|---|---|
SUSE Linux Enterprise Server | 11 SP2 | Sistema operacional de servidor Linux Enterprise fornecido pelo SUSE. |
DB2 Enterprise Server Edition 10.1 | GA | A licença para teste do DB2 Enterprise 10.1 expirará em 90 dias após a primeira inicialização da imagem virtual. |
Technology Explorer para IBM DB2 | 4.2 | Console leve e baseado na web para o DB2 que ajuda a aprender sobre os novos recursos do DB2 10.1 usando demonstrações e tutoriais. |
Workload Multiuser Driver | 1.2.3080 | Permite que diversos usuários executem cargas de trabalho pré-definidas ou customizadas com relação a um banco de dados DB2 e as controlem por meio do Technology Explorer para IBM DB2. Muitas configurações, como o número de conexões ativas no banco de dados, podem ser aumentadas durante a execução. |
IBM Data Studio | 3.1.1 | Fornece um ambiente integrado e modular para o desenvolvimento e administração do banco de dados DB2. |
A ativação do IBM DB2 Virtual Appliance contém todos os componentes necessários para começar a explorar o DB2 10.1.
Onde obtê-lo?
Na seção Recursos , faça o download do IBM DB2 Virtual Appliance a partir do site de avaliação do DB2 Data Server 10.1 e o use por até 90 dias.
Como usá-lo?
Requisitos
O DB2 Enterprise 10.1 Trial Virtual Appliance está disponível nas versões de 32 e 64 bits.
É preciso atender às especificações de hardware em sua máquina host, conforme mostrado na Tabela 2.
Tabela 2. Requisitos de hardware para o DB2 Trial Virtual Appliances.
Requisito | Especificação |
---|---|
Memória na máquina host | Mínimo: 1,5 GB |
Espaço em disco na máquina host | Mínimo: 8 GB |
A imagem é desenvolvida para ser executada no VMware Workstation 6.5.x e VMware Player 3.x ou mais recente. Também é possível escolher converter a imagem para o formato OVF, que é desenvolvido para ser executado em todos os produtos VMware. É possível fazer o download do software VMware a partir do website do VMware (consulte Recursos ).
Obtenha, extraia, implemente e execute-o no VMware Workstation/Player
Para executar o dispositivo virtual (de 32 ou 64 bits), siga as etapas a seguir.
Atenção: Os arquivos descompactados de imagens ocuparão pouco mais de 5 GB de espaço e o tamanho aumentará à medida que o Dispositivo Virtual for usado. Certifique-se de que possua espaço livre suficiente em disco antes de descompactar o pacote autoextrator.
1. Faça o download do DB2 Trial Virtual Appliances (consulte os Recursos ).
2. Copie o pacote autoextrator no diretório de sua preferência. O nome do do pacote autoextrator deve estar no seguinte formato.
DB2_ESE_10.1_trial_VA_<bitness>bit.exe
3. Extraia os conteúdos do pacote para o diretório desejado.
- No Linux, é possível usar o comando a seguir:
unrar x DB2_ESE_10.1_trial_VA_<bitness>bit.exe
(Isso requer um utilitário unrar que seja suportado em sua plataforma).
- No Microsoft Windows, é possível extrair o conteúdo clicando duas vezes no arquivo e seguindo as instruções.
4. Abra o VMware em seu sistema operacional do host.
5. Abra a imagem do VMware que foi extraída na etapa anterior. É possível fazer isso clicando em Arquivo > Open, e, em seguida, navegar até o diretório de onde os arquivos foram extraídos de dentro do VMware Workstation.
6. Inicie a imagem clicando em Ligar ou Reprodução .
Convertendo o Open Virtualized Format (OVF) e implementando em um servidor ESX
Para converter o Virtual Appliance para um Open Virtualized Format, você deve, antes de mais nada, fazer o download e instalar a Ferramenta OVF a partir do VMware (consulte os Recursos para obter um link). Uma vez instalado, execute uma das etapas a seguir.
Para converter o Virtual Appliance em formato VMX em um pacote OVF, use o comando a seguir:
Lista 1. Convertendo um VMX em um OVF
ovftool DB2_ESE_10.1_trial_VA_<bitness>bit.vmx DB2_ESE_10.1_trial_VA_<bitness>bit.ovf
Para converter o Virtual Appliance em formato VMX para um arquivo OVA, use o comando a seguir:
Lista 2. Convertendo um VMX em um OVA
ovftool DB2_ESE_10.1_trial_VA_<bitness>bit.vmx DB2_ESE_10.1_trial_VA_<bitness>bit.ov
Para implementar e executar o Virtual Appliance em um servidor ESX, execute as etapas a seguir.
- Abra o vSphere Client. Na barra de menus, clique em Arquivo > Implementar Modelo OVF. O assistente Implementar Modelo OVF aparecerá.
- Depois de converter para OVF ou OVA, escolha Implementar do Arquivo e, em seguida, clique em Browse e navegue até o diretório em seu sistema que contém os arquivos (certifique-se de selecionar o tipo de arquivo correto, seja OVF ou OVA). Caso contrário, é possível implementar o DB2 Virtual Appliance diretamente de uma URL, escolhendo a opção Implementar da URL e digite a URL para o arquivo OVF. Clique em Próximo para continuar.
- Os detalhes do DB2 Virtual Appliance serão exibidos. Clique em Próximo após a revisão.
- (Opcional). É possível escolher editar o nome do dispositivo virtual conforme ele aparecerá em seu vSphere Client. Clique em Próximo para continuar.
- Selecione o conjunto de recursos e armazenamento de dados no qual armazenará o DB2 Virtual Appliance e, em seguida, clique em Next para continuar.
- Revise as configurações de implementação na última tela do assistente para garantir que a tarefa de implementação esteja correta. Clique em Concluir para iniciar a implementação do DB2 Virtual Appliance.
Configurando o dispositivo virtual pela primeira vez
Assim que o DB2 10.1 Enterprise Trial Virtual Appliance for ligado pela primeira vez, ele carregará o sistema operacional padrão e configurará o disco secundário para o disco de armazenamento de banco de dados. Ele ficará em /db2fs, ext3 (USS). Nenhuma ação é necessária.
Quando o processo de inicialização do SUSE for concluído, você será saudado com o seguinte conjunto de telas de configuração que precisará concluir para a customização da máquina virtual.
- Um Idioma & Teclado permite que você customize o idioma e o layout de exibição do teclado para o código de idioma de sua preferência. O inglês é o código de idioma padrão de um teclado com layout americano. Essas configurações podem ser alteradas usando os menus suspensos. Se você alterar o idioma, ele detectará automaticamente um novo layout de teclado, o que, naturalmente, poderá ser alterado também.
- Uma página de Boas-Vindas é mostrada e explica que há algumas poucas etapas de configuração a serem seguidas antes de a imagem virtual estar pronta para uso.
- O Contrato de licença do SUSE Linux Enterprise Server 11 SP2 será apresentado. É preciso ler e aceitar o contrato de licença; caso contrário, a máquina virtual irá parar imediatamente.
- A instrução O contrato de licença do DB2 10.1 Enterprise Trial Virtual Appliance também será exibido. Novamente, é preciso ler e aceitar os termos e condições da licença para continuar usando a máquina virtual.
- Será perguntado se você gostaria de escolher um nome de host para o sistema. O nome do host padrão pode ser aceito ou pode ser alterado nessa tela de configuração.
- Em seguida, a tela Configuração de Rede será exibida. O endereço IP DHCP é padrão. No entanto, recomenda-se que um endereço IP estático seja escolhido nessa tela de configuração. Para configurar um endereço IP estático, clique no botão Change na parte inferior da tela para alterar a configuração padrão.
- Em seguida, a imagem virtual permitirá a escolha de um fuso horário diferente. A configuração padrão é Canadá/Toronto. Usando os menus disponíveis, o fuso horário pode ser alterado para corresponder à sua localização.
- Em seguida, é preciso escolher uma senha segura para o usuário raiz. Clique em Próximo para continuar.
- Como uma etapa final na configuração, é preciso escolher uma senha para a instância do DB2 e os usuários protegidos, bem como o usuário do Workload Multi-user Driver (WMD). Após escolher, clique em Próximo para concluir a configuração da máquina virtual.
Isso conclui a configuração do DB2 10.1 Enterprise Trial Virtual Appliance. O dispositivo virtual demorará alguns minutos para concluir o processo de inicialização e estará pronto para experimentar todos os novos recursos no DB2 10.1.
Observação: É altamente recomendado que a versão do VMware Tools que acompanha seu produto após o DB2 10.1 Virtual Appliance tenha sido totalmente configurada. O VMware Tools trazem muitos benefícios para uso em qualquer ambiente virtual, incluindo uma melhor sincronização do clock com o sistema host, movimentação melhorada de arquivos entre o host e o S.O. convidado (se aplicável) e uma melhor responsividade da GUI. Para obter mais informações sobre o VMware Tools, consulte seu manual do produto VMware.
Ferramentas para seu uso
O DB2 Virtual Appliance implementado inclui várias ferramentas que foram agregadas para facilitar algumas das tarefas regulares do sistema, como interromper e iniciar o gerenciador do banco de dados DB2 como parte da sequência de inicialização do SUSE, bem como interromper e iniciar o deamon WMD durante as reinicializações e encerramentos da máquina.
O script init do DB2 que foi gravado para SUSE pode ser chamado pelo usuário raiz a qualquer momento para iniciar/interromper/reiniciar o gerenciador do banco de dados DB2, conforme mostrado nas Listagens 3 a 6.
Lista 3. Recupere o status do gerenciador do banco de dados DB2
# rcdb2 status
Instance db2inst1 (50001) (/opt/ibm/db2/V10.1): running
Lista 4. Interrompa o gerenciador do banco de dados DB2
# rcdb2 stop
Stopping instance db2inst1 (50001) (/opt/ibm/db2/V10.1): done
Lista 5. Inicie o gerenciador do banco de dados DB2
# rcdb2 start
Starting instance db2inst1 (50001) (/opt/ibm/db2/V10.1): done
Activating database SAMPLE for db2inst1 done
Lista 6. Reinicie o gerenciador do banco de dados DB2
# rcdb2 restart
Stopping instance db2inst1 (50001) (/opt/ibm/db2/V10.1): done
Starting instance db2inst1 (50001) (/opt/ibm/db2/V10.1): done
Activating database SAMPLE for db2inst1 done
O script init do deamon Workload Multi-user Driver (WMD) gravado para o SUSE funciona de forma semelhante. Ele é usado para iniciar/interromper/reiniciar o serviço que controla o deamon, que, por sua vez, é usado para executar cargas de trabalho de amostra que podem ser monitoradas por meio do Technology Explorer para IBM DB2, conforme mostrado nas Listagens 7 a 10.
Lista 7. Recupere o status do deamon WMD
# rcwmd status
Status of Workload Multiuser Driver deamon ... running
Lista 8. Interrompa o deamon WMD
# rcwmd stop
Stopping the Workload Multiuser Driver ... done
Lista 9. Inicie o deamon WMD
# rcwmd start
Starting the Workload Multiuser Driver with user wmd done
Lista 10. Reinicie o deamon WMD
# rcwmd restart
Stopping the Workload Multiuser Driver ... done
Starting the Workload Multiuser Driver with user wmd done
Essas tarefas podem ser executadas quando necessário, mas não é preciso interromper ou iniciar o DB2 ou WMD manualmente quando o sistema for ligado ou desligado. Esses serviços serão observados quando os procedimentos de reinicialização ou encerramento adequado do Linux forem usados.
Outras tentativas
Além do DB2 Enterprise 10.1 Trial Virtual Appliance, existem inúmeros dispositivos virtuais que podem ser usados para a familiarização com o DB2 10.
- DB2 Express-C 10.1
Para quem quiser explorar o DB2 Express-C 10.1 para fins de avaliação e demonstração, foi disponibilizado um dispositivo virtual no site de downloads do IBM DB2 Virtual Appliance, que pode ser encontrado abaixo, em Recursos. O DB2 Express-C 10.1 Virtual Appliance é muito semelhante em natureza ao já mencionado DB2 Enterprise 10.1 Virtual Appliance e o conhecimento adquirido neste artigo será aplicado também ao DB2 Express-C 10.1 Virtual Appliance.
Além disso, o website do DB2 Express-C possui os pacotes de instalação do DB2 Express-C 10.1 para diversos sistemas operacionais e arquiteturas diferentes, que podem ser encontrados em Recursos.
- SUSE Studio
Para o SUSE Studio, as imagens virtuais do DB2 Express-C e do Enterprise Trial 10.1 são disponibilizadas no SUSE Gallery, que pode ser encontrado em Recursos. Não hesite em fazer o download ou clonar para desenvolver com base nesses dispositivos. As imagens virtuais do DB2 Enterprise Trial 10.1 estão disponíveis por um período de avaliação de 90 dias.
- Discovery Kit
O IBM DB2 10 Discovery Kit inclui as imagens de instalação do DB2 Enterprise 10.1, a imagem virtual do DB2 Enterprise 10.1, White Papers dos especialistas no segmento de mercado, casos de referência, webcasts e podcasts da IBM, demos do produto, entre outros, que podem ser encontrados em Recursos.
Conclusão
Os dispositivos virtuais do DB2 10.1 são uma excelente forma de testar novos recursos no DB2 10.1. O dispositivo virtual de avaliação por 90 dias do DB2 Enterprise permite a experiência do conjunto completo de recursos do DB2. Ou é possível testar o DB2 Express-C para começar a usar o servidor DB2 de edição da comunidade.
Este artigo inclui instruções sobre como manter esses dispositivos virtuais em funcionamento e forneceu informações sobre diversos lugares diferentes em que é possível fazer o download das imagens.
Para os parceiros de negócios e clientes IBM qualificados que estão interessados em aprender mais sobre o DB2 10.1, há diversos recursos educacionais disponíveis. Os bootcamps técnicos do DB2 10.1 são oportunidades educacionais de comunicação direta que guiam os participantes por uma introdução profunda aos novos recursos do DB2 10.1. Visite o Bootcamp do DB2 10 para Linux, UNIX e Windows no Information Management Solution Portal para obter mais informações e o registro. Consulte os Recursos para obter o link.
Para oportunidades de aprendizado à distância, visite o IBM Information Management e-Learner Portal, que também está disponível com conteúdo semelhante aos bootcamps técnicos.
Para mais informações sobre os bootcamps técnicos e o portal e-Learner, entre em contato com techcamp@ca.ibm.com.
Recursos
Aprender
- Obtenha uma breve visão geral dos novos recursos do DB2 10.1 com o “DB2 10: What’s new in DB2 10 for Linux, UNIX, and Windows” (developerWorks, abril de 2012).
- Saiba mais sobre a Ferramenta VMware OVF.
- Saiba mais sobre o Technology Explorer para IBM DB2 e o Workload Multiuser Driver.
- Saiba mais sobre o DB2 Express-C no website do DB2 Express-C.
- Visualize locais e datas para os Bootcamps do DB2 10 para Linux, UNIX e Windows.
- Navegue pelo Information Management Solution Portal.
- Visite a zona de Information Management no developerWorks: Encontre mais recursos para os desenvolvedores e administradores do DB2.
- Fique por dentro dos eventos técnicos e webcasts do developerWorks com ênfase em uma variedade de produtos IBM e assuntos do segmento de mercado de TI.
- Participe de um briefing gratuito do developerWorks Live! para se atualizar rapidamente sobre produtos e ferramentas IBM e tendências do segmento de mercado de TI.
- Siga o developerWorks no Twitter.
- Acompanhe as demos on demand do developerWorks , que abrangem desde demos de instalação e configuração de produtos para iniciantes até funcionalidades avançadas para desenvolvedores experientes.
Obter produtos e tecnologias
- Faça download do DB2 10.1 Enterprise Trial Virtual Appliance.
- Faça o download e avalie os produtos VMware, acesse o Centro de Download para o VMware Datacenter e Produtos de Área de Trabalho.
- Teste o DB2 10.1 Express-C Virtual Appliances por meio do site de Downloads do IBM DB2 Virtual Appliance.
- Navegue pela SUSE Gallery para o IBM DB2 Virtual Appliances.
- Faça download do IBM DB2 10 Discovery Kit.
- Crie seu próximo projeto de desenvolvimento com a Versão de teste do software IBM, disponível para download diretamente do developerWorks.
- Avalie os produtos IBM da maneira que for melhor para você: faça download da versão de teste de um produto, avalie um produto on-line, use-o em um ambiente de nuvem ou passe algumas horas na SOA Sandbox aprendendo a implementar Arquitetura Orientada a Serviços de modo eficiente.
Discutir
- Participar do fórum de discussão.
- Participe da comunidade do My developerWorks . Entre em contato com outros usuários do developerWorks, enquanto explora os blogs, fóruns, grupos e wikis orientados ao desenvolvedor.
Sobre os autores
Irina Delidjakova é Software Developer da equipe Information Management Technology Ecosystem na IBM. Irina trabalha com a IBM há seis anos atuando em vários cargos, que sempre giraram em torno de oferecer suporte aos Parceiros de Negócios IBM por meio da criação de inúmeros dispositivos físicos e virtuais e fornecendo treinamento sobre produtos do portfólio IM. Irina esteve envolvida em projetos de integração de dispositivos, como o antigo IBM Balanced Warehouse C-Class, e agora é a principal desenvolvedora do novo IBM Smart Analytics System 5710.
Piotr Pruski é Technical Enablement Specialist da equipe Information Management Technology Ecosystem na IBM. Piotr trabalha com várias plataformas, como sistemas operacionais, virtualização, tecnologias de computação em nuvem e hardware para integrar e automatizar os produtos de software IBM com soluções de parceiros. Como administrador certificado de banco de dados DB2, ele também viajou pelo mundo reunindo e treinando Parceiros de Negócios e clientes IBM, bem como ajudou no desenvolvimento de material educativo.
Artigo publicado originalmente no IBM developerWorks Brasil http://www.ibm.com/developerworks/br/data/library/techarticle/dm-1205testdrivedb2/index.html