Olá, pessoal! Tudo bem? Aqui estou para falar um pouco mais sobre o Oracle APEX.
O tema de hoje é a depuração, mais conhecido como debug. Como toda ferramenta de mercado, fazer um debug consistente é essencial para ajudar o desenvolvedor. E isso não poderia ficar de fora do Oracle APEX.
Por ser uma ferramenta de desenvolvimento ágil, fazer o debug dela também deve ser ágil e simples.
Ativando o debug
Para ativar o debug, primeiramente o desenvolvedor precisa estar autenticado no ambiente de desenvolvimento do Oracle APEX:
Após entrar no ambiente de desenvolvimento, basta escolher a página da aplicação que deverá ser debugada e executá-la:
Veja que quando executada a página, conectado como um desenvolvedor de aplicação, uma barra de ferramentas do Oracle APEX é exibida. Uma das opções é a de ativar o debug da página. Ative esta opção para debugar a página na sessão corrente.
Entendendo o debug
Existem dois momentos que podem ser debugados no Oracle APEX. São eles:
- Show – Demonstra as etapas que são executadas durante o processo de renderização da página;
- Accept – Demonstra as etapas que são executadas quando a página é submetida.
Depois de ativado debug, efetue o processo que deseja debugar. Submeta a página ou faça um refresh para que ela renderize novamente. Então clique na opção “Exibir Depuração” da barra de tarefa. A página abaixo será aberta:
Veja que estão registrados todos os processamentos da página enquanto o debug estava ativado. Clique no primeiro registro da lista, que representa o último debug efetuado, no caso para o processo de renderização da página.
Na página acima temos todas as etapas executadas durante o processo de renderização da página, juntamente com o tempo gasto para execução de cada uma das etapas e um gráfico demonstrando quais os picos de consumo de tempo por etapas.
Veja que ordenando o relatório por tempo de execução, é possível identificar facilmente quais etapas estão consumindo maior tempo durante o processo de renderização. No caso abaixo existe uma região do tipo “PL/SQL” que seu passo representa quase todo o tempo gasto no processo de renderização.
Inserindo marcações customizadas
Um recurso bem legal do Oracle APEX é a possibilidade de inserir marcações customizadas em seu debug. Isso é muito útil quando se deseja verificar qual o caminho que uma etapa esta percorrendo, se esta entrando em algum IF indesejado ou valores que estão sendo passados por parâmetro para uma procedure do banco de dados, por exemplo.
Para inserir uma nova marcação basta utilizar a package “APEX_DEBUG_MESSAGE”. Nela existem vários métodos para ativação e gerenciamento do debug. Para maiores informações sobre essa API, acesse a documentação da Oracle.
Abaixo listo como inserir uma simples marcação.
Begin APEX_DEBUG_MESSAGE.LOG_MESSAGE(p_message => 'Teste', p_level => 1); end;
Veja abaixo que a marcação foi exibida no debug:
Pessoal, este artigo demonstrou como utilizar facilmente o recurso de debug do Oracle APEX e como é possível inserir marcações customizadas.
Até a próxima!
Para acessar aplicação demo da nossa série de artigos utilize o seguinte link.
- Usuário: DEMO
- Senha: imasters