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8 jan, 2019

Unity: criando um cenário 3D com personagem e inimigo em 7 passos

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Dando continuidade aos meus artigos sobre Unity, hoje mostrarei como criar um game 3D em primeira pessoa com um inimigo em sete passos.

Para os próximos passos, será necessário ter o Unity instalado no seu computador. Caso ainda não tenha, segue o link de download:

Primeiro passo: escolha de um cenário

Ao contrario do que muitos pensam, para dar os primeiros passo com o Unity não é preciso gastar rios de dinheiro. Caso você não seja um designer (meu caso), tem a Unity Asset Store, com muitos Assets pagos e gratuitos para utilizarmos em nosso game.

Para este artigo eu irei utilizar um grátis, chamado “Decrepit Dungeon LITE“. Caso tenha interesse em importar ele para o seu game, baixe-o na Unity Asset Store:

Cenário Unity 3D

Depois que fizer o download do seu cenário, siga os próximos passos para importá-lo: abra o Unity > crie um novo game 3D > clique no botão “Add to My Assets” e importe o cenário para o seu game.

Esse passo criará um novo diretório dentro da pasta Assets do seu projeto, chamado “Decrepit Dungeon LITE“. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Pacote importado no Unity

Segundo passo: adicionando personagem

Os tipos de personagens mais conhecidos, são:

Primeira pessoa:

Game primeira pessoa Unity

Terceira pessoa:

Game 3 pessoa Unity

Neste artigo eu irei utilizar um em primeira pessoa. Para isso, importe o pacote: Standard Assets.

Terceiro passo: abrindo cenário default

Esse cenário que importamos tem uma cena default. Para abri-la, vá até a pasta EXAMPLE e clique duas vezes em Demo_Scene.unity. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Caso clique no Play, não verá nada ainda, já que esse cenário não tem uma câmera.

Quarto passo: adicionando personagem no cenário

Siga os seguintes passos para adicionar o personagem no seu cenário: vá até o diretório Standard Assets > Characters > FirstPersonCharacter e arraste o prefab FPSController para dentro do seu cenário. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Agora, caso você dê um play no seu game, poderá passear com o seu personagem pelo castelo. Mas você não concorda que está muito fácil? Que tal adicionar um inimigo?

Quinto passo: escolhendo um inimigo

Para que você possa conhecer um outro repositório de Assets, importaremos nosso inimigo de um outro site: o Mixamo.

Esse site é focado em personagens e animações 3D. Para os próximos passos será necessário que você tenha uma conta. Crie uma conta no Mixamo e depois siga os passos abaixo:

Escolha um personagem:

Mixamo escolhendo personagem

Escolha uma animação Ide (parado) para ele:

Agora clique em Download e selecione FBX for Unity(.Fbx). Abaixo você tem uma imagem demonstrando este passo:

Sexto passo: adicionando inimigo no cenário

Agora siga os passos abaixo para que você possa importar o inimigo que baixou no portal Mixamo:

Clique com o botão direito em Assets > selecione Import New Asset e navegue até o pacote baixado. Em seguida, dê dois cliques para abri-lo no Unity.

Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo a passo:

Arraste ele até um local no seu cenário:

Sétimo passo: rodando o projeto

Agora, para testar todos os passos anteriores, clique no play e navegue pelo cenário com o seu inimigo. Abaixo você tem um vídeo demonstrando esse passo:

Caso tenha interesse em baixar a versão final do código desenvolvido neste artigo, segue o seu link no meu GitHub:

Bom, era isso, pessoal. Espero que tenham gostado e até um próximo artigo!