Back-End

8 jan, 2019

Unity: criando um cenário 3D com personagem e inimigo em 7 passos

Publicidade

Dando continuidade aos meus artigos sobre Unity, hoje mostrarei como criar um game 3D em primeira pessoa com um inimigo em sete passos.

Para os próximos passos, será necessário ter o Unity instalado no seu computador. Caso ainda não tenha, segue o link de download:

Primeiro passo: escolha de um cenário

Ao contrario do que muitos pensam, para dar os primeiros passo com o Unity não é preciso gastar rios de dinheiro. Caso você não seja um designer (meu caso), tem a Unity Asset Store, com muitos Assets pagos e gratuitos para utilizarmos em nosso game.

Para este artigo eu irei utilizar um grátis, chamado “Decrepit Dungeon LITE“. Caso tenha interesse em importar ele para o seu game, baixe-o na Unity Asset Store:

Cenário Unity 3D

Depois que fizer o download do seu cenário, siga os próximos passos para importá-lo: abra o Unity > crie um novo game 3D > clique no botão “Add to My Assets” e importe o cenário para o seu game.

Esse passo criará um novo diretório dentro da pasta Assets do seu projeto, chamado “Decrepit Dungeon LITE“. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Pacote importado no Unity

Segundo passo: adicionando personagem

Os tipos de personagens mais conhecidos, são:

Primeira pessoa:

Game primeira pessoa Unity

Terceira pessoa:

Game 3 pessoa Unity

Neste artigo eu irei utilizar um em primeira pessoa. Para isso, importe o pacote: Standard Assets.

Terceiro passo: abrindo cenário default

Esse cenário que importamos tem uma cena default. Para abri-la, vá até a pasta EXAMPLE e clique duas vezes em Demo_Scene.unity. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Caso clique no Play, não verá nada ainda, já que esse cenário não tem uma câmera.

Quarto passo: adicionando personagem no cenário

Siga os seguintes passos para adicionar o personagem no seu cenário: vá até o diretório Standard Assets > Characters > FirstPersonCharacter e arraste o prefab FPSController para dentro do seu cenário. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Agora, caso você dê um play no seu game, poderá passear com o seu personagem pelo castelo. Mas você não concorda que está muito fácil? Que tal adicionar um inimigo?

Quinto passo: escolhendo um inimigo

Para que você possa conhecer um outro repositório de Assets, importaremos nosso inimigo de um outro site: o Mixamo.

Esse site é focado em personagens e animações 3D. Para os próximos passos será necessário que você tenha uma conta. Crie uma conta no Mixamo e depois siga os passos abaixo:

Escolha um personagem:

Mixamo escolhendo personagem

Escolha uma animação Ide (parado) para ele:

Agora clique em Download e selecione FBX for Unity(.Fbx). Abaixo você tem uma imagem demonstrando este passo:

Sexto passo: adicionando inimigo no cenário

Agora siga os passos abaixo para que você possa importar o inimigo que baixou no portal Mixamo:

Clique com o botão direito em Assets > selecione Import New Asset e navegue até o pacote baixado. Em seguida, dê dois cliques para abri-lo no Unity.

Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo a passo:

Arraste ele até um local no seu cenário:

Sétimo passo: rodando o projeto

Agora, para testar todos os passos anteriores, clique no play e navegue pelo cenário com o seu inimigo. Abaixo você tem um vídeo demonstrando esse passo:

Caso tenha interesse em baixar a versão final do código desenvolvido neste artigo, segue o seu link no meu GitHub:

Bom, era isso, pessoal. Espero que tenham gostado e até um próximo artigo!