Back-End

5 jun, 2014

SouJava – o portal para o futuro da tecnologia Java

3270 visualizações
Publicidade

Desde a década de 90, quando Java nasceu, desenvolvedores de todo mundo foram cativados pela nova forma de desenvolvimento, que facilitava a criação de aplicações para Internet e criou uma verdadeira comoção no mundo do desenvolvimento. Foi graças à própria Internet que os desenvolvedores brasileiros logo tiveram contato com a tecnologia Java. O acesso ao código fonte, disponível desde o início, fez começar uma grande onda de colaboração entre os desenvolvedores da linguagem, criando uma enorme comunidade ao seu redor. Vários grupos de usuários se formaram, entre eles, no Brasil, a Sociedade de Usuários da Tecnologia Java, ou “SouJava”. Criado no final dos anos 90 a partir do trabalho de evangelistas e desenvolvedores Java no Brasil, o SouJava cresceu e se tornou um dos mais ativos e importantes grupos de usuários Java no mundo, tendo como foco participar da evolução da tecnologia, expandir a adoção e principalmente compartilhar intensamente o conhecimento.

Atualmente o grupo possui diversas atividades na comunidade brasileira, como reuniões, presenciais e online, focadas na divulgação técnica da tecnologia Java, com um foco na aplicação em projetos reais. Além das reuniões, que são mensas, gratuitase e abertas a qualquer desenvolvedor interessado, o SouJava também realiza diversos eventos como o JustJava, Café Brasil, Javali, Sou+Java, Maratona 4 Java, e vários outros. Em todos estes eventos os membros do SouJava, junto com palestrantes de todo o País, se esforçam para dividir conhecimentos e auxiliar os desenvolvedores, tornando a comunidade ainda mais forte e unida.

Desde o seu início, o SouJava acompanha as novidades e evoluções da tecnologia. Recentemente, o grupo participou do lançamento do Java 8, o que foi  um grande momento para a comunidade Java. A nova versão traz novidades importantes como suporte a programação funcional com Lambdas, nova biblioteca de data e tempo, e muitas outras funcionalidades importantes. Participar dessa evolução e explorar novos conhecimentos a partir de tecnologias inovadoras é fundamental para minha carreira de desenvolvedor, assim como a de todos os que utulizam a tecnologia. Por isso que projetos como o OpenJDK e as discussões sobre o futuro da plataforma ajudam a revigorar os membros da nossa comunidade. Presenciar a evolução do Java, assim como o aumento de usuários e projetos espalhados pelo mundo, é o que nos motiva no grupo de usuários SouJava a continuar ativos e plenamente concentrados em promover a tecnologia Java em todo o seu conteúdo e detalhes técnicos.

Muito além da tecnologia

Minha história com o SouJava começou em 2012, no evento JustJava, quando conheci o Bruno Souza (JavaMan), na época o presidente do grupo. Por se tratar do presidente, eu esperava um comportamento bastante formal, o que me deixou nervoso só pelo fato de eu não saber como me portar na sua presença. Porém, eu estava redondamente enganado. Mostrando bem o espírito colaborativo e acolhedor do SouJava, além de bastante humilde, Bruno trata a todos de igual para igual, sempre confiando o mesmo nível de responsabilidade a cada um de nós.

Quando me interessei em participar do grupo e comecei a ajudar na organização, fui designado para ajudar nos eventos de São Paulo. Como parte da organização, pude participar ativamente dos evento, assistindo as palestras e aprendendo bastante sobre Java, o que para mim é de extremo valor até os dias de hoje. Quando me tornei oficialmente um membro ativo do SouJava, passei a fazer parte de uma equipe de grandes amigos, que já estavam no SouJava háalgum tempo. O nosso grupo era formado por alunos de escola técnica e  minha equipe era composta por Fabio Silva, William Moreira, Caio Magalhães, Fellipe Barreto, Johnny Santos e posteriormente Ygor Siqueira e Alexandro Martins. Com eles, aprendi muito sobre a tecnologia Java, e também muito além, sobre amizades.

Como parte do SouJava conheci pessoas de que nem imaginaria me aproximar um dia. Vinicius Senger e Yara Senger (Fundadores da Globalcode), Felipe Pedroso (Intel), Stephen Chin (evangelista Java), Maurício Leal (RedHat), Otávio Santana (desenvolvedor do OpenJDK), Fábio Veloso (representante no JCP) e uma grande lista de pessoas que fazem a diferença tanto no mundo Java como em outras áreas da tecnologia. O SouJava me permitiu ir além das expectativas e encontrar a minha verdadeira identidade no meu “mundo tecnológico”. Descobri que posso testar meus limites a todo momento, pois sempre terei amigos no SouJava com quem contar. Esse apoio e incentivo tem sido muito importante na minha carreira. Para mim, o SouJava é mais do que apenas um grupo: é parte da minha família, e eu faço parte da família SouJava.

Para participar do SouJava basta ir às reuniões técnicas, que acontecem todos os meses. Nesses encontros, você vai aprender muito sobre a tecnologia Java, fazer amigos e comer uma pizza com a gente. Agora, se você quiser realmente se envolver, e passar a fazer parte do grupo, o SouJava é um grupo muito aberto e qualquer interessado pode participar. Você será muito bem vindo a fazer parte de nossas atividades.

Compartilhando conhecimentos, inovando, e expondo ao mundo a importância da tecnologia Java, você pode participar da organização e do dia a dia da Sociedade de Usuários da Tecnologia Java, fazer parte da família SouJava. Eu me envolvi, e com isso, cresci como profissional, fiz amigos, aprendi muito e aumentei minhas oportunidades.

E sei que não vou parar por aí. Eu ainda quero muito mais, quero me envolver com o futuro da tecnologia Java, quero poder ensinar e compartilhar o que aprendi, quero me posicionar muito bem no mercado, e me firmar como um desenvolvedor Java de qualidade. E sei que o SouJava vai continuar fazendo parte da minha vida, e vou ter o apoio que preciso para ir ainda mais longe.

Participe do SouJava

  • Reuniões técnicas Mensais: o SouJava organiza encontros técnicos nos auditórios de algumas das mais importantes empresas do mercado Java mundial. Nesses encontros, temos muita informação e muita tecnologia. Os encontros são gratuitos. Detalhes sobre as próximas reuniões: http://soujava.org.br
  • Canal IRC: diversos membros e organizadores do SouJava participam diariamente do canal #SouJava no IRC, trocando informações e experiências.
  • Lista de discussão: o SouJava mantém um conjunto de listas de discussão sobre a tecnologia.
  • Reuniões Semanais de Organização: nessas reuniões, o grupo que organiza o SouJava discute as próximas atividades, organiza o dia a dia do grupo, e divide as tarefas necessárias para o SouJava funcionar. Todas as segundas-feiras, das 21 às 22hs, por telefone.
  • Adopt-a-JSR: o programa de padronização do SouJava, onde é discutido o futuro da tecnologia Java, e as ideias e discussões são levadas para o Java Community Process (JCP).
  • jDuchessBR: uma rede mundial de tecnologia, voltada para o público feminino, que reúne algumas das melhores programadoras do mundo para discutir o papel da mulher no mundo da programação Java.

***

Artigo de Rodrigo Alves Ruza, publicado originalmente na Revista iMasters de maio.