Back-End

26 jun, 2018

RabbitMQ com Docker: conhecendo o Admin

Publicidade

Dando continuidade ao meu artigo anterior: Introdução ao RabbitMQ, hoje farei um overview sobre o Admin.

Para não precisar instalar o RabbitMQ no meu computador, eu irei utilizar ele dentro de um container Docker. Caso tenha interesse em configurar o seu ambiente dessa forma, siga os passos abaixo:

Com o Docker já instalado, abra um terminal no seu computador e execute o comando abaixo:

docker run -d — hostname my-rabbit — name rabbit13 -p 8080:15672 -p 5672:5672 -p 25676:25676 rabbitmq:3-management

Agora, para verificar se o RabbitMQ está rodando corretamente, acesse o seguinte endereço no seu navegador: http://localhost:8080/, e em seguida logue com os dados de acesso:

user:  guest
senha: guest
Admin RabbitMQ

Esse admin permite que você gerencie: seus canais, conexões, exchanges e filas. Com ele aberto vamos navegar através das abas:

topo admin RabbitMQ

Overview

Nessa primeira aba, como o próprio nome diz, você tem um overview de tudo que está sendo executado, como:

  • Últimas mensagens enviadas
  • Conexões abertas
  • Nodes com as especificações de hardware
  • Portas que estão sendo utilizadas

Abaixo você tem uma imagem demonstrando essa aba com duas filas mais os sete exchanges que são criados no momento da instalação do RabbitMQ:

Overview RabbitMQ

Connections

Nessa aba você tem as conexões que abertas. Para não ficar em branco, criei dois workers com Node.js. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Caso queira saber mais detalhes sobre uma das conexões, clique nela para abrir uma outra tela com algumas métricas. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Channels

Para trabalhar com filas, você precisa criar um canal de comunicação. Nessa aba você pode gerenciar os canais abertos. Da mesma forma que em connections você pode clicar em um dos canais para ter mais detalhes:

Exchanges

Nessa parte você pode gerenciar os seus Exchanges. Na instalação do RabbitMQ ele já vem com alguns exchanges criados, em um dos meus próximos artigos eu irei abordar essa parte com mais detalhes. Abaixo, você tem uma imagem demonstrando essa lista default.

Queues

Nessa aba você pode gerenciar as suas filas em execução. Abaixo você tem uma imagem demonstrando essa tela:

Nessa aba você também tem a opção de criar uma nova fila. Para isso, basta clicar em add queue e preencher os dados da sua fila.

Criação de uma nova fila

Admin

Nessa parte você pode gerenciar os seus usuários. O RabbitMQ vem com o usuário guest configurado, mas você pode criar um novo com um dos perfis abaixo:

Bom, era isso que eu queria passar pra vocês. Espero que tenham gostado e até um próximo artigo, pessoal.