O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso!
Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!
Mesmo com pouco tempo de desenvolvimento, pude concluir que continuamente escrevia aplicações amarradas e extremamente acopladas. À medida que fui adquirindo experiência e a oportunidade de desenvolver aplicações mais robustas na Giran (@giran_br), notei a urgência de aprender a desenvolver aplicações mais flexíveis e modulares, isto é, “plugáveis”. Essa visão torna o sistema mais coeso e com o risco de acoplamento bem menor – como aconselham as boas práticas sobre a arquitetura de um projeto de sistema e a “real” Orientação a Objetos (polêmicos).
Contudo, com esse objetivo em vista, resolvi utilizar os recursos do ruby para ir de encontro às melhores soluções. E embarcando nessa jornada comecei a dar uma pincelada sobre as solução já existentes no ruby, quando então me deparei com o mais óbvio: as gems – Você já fez um gem install -algumagembonitaecharmosaquevaifazertudopragente-, não é? É por aí…