Back-End

8 fev, 2012

JavaScriptCast #02 – Node.js: vale a pena usar no servidor?

Publicidade

O Node.js é uma nova forma de rodar JavaScript que vem crescendo muito no desenvolvimento de aplicações Web no lado do servidor. Mas será que vale a pena deixar linguagens estabelecidas, como PHP, Python, Java e C#, para abraçar a programação assíncrona em JavaScript no servidor Web com Node.js?

Este e outros tópicos de interesse sobre JavaScript foram debatidos entre Manuel Lemos e Luciano Ramalho neste segundo episódio do JavaScriptCast. Entraram em pauta o projeto Duino, que visa controlar dispositivos de hardware da plataforma Arduino a partir do Node.js; comentaram as tendências do mundo JavaScript baseadas na iniciativa JavaScript Zeitgeist, deram dicas de como atrair membros para grupos regionais de JavaScript através do diretório mundial de grupos de usuários de JavaScript, da lista unificada para discussão JavaScript em português e por fim, falaram das mais interessantes classes JavaScript publicadas no site JSClasses.

O Luciano Ramalho, através da sua empresa Oficinas Turing, iniciou um curso online interativo de JavaScript muito interessante. Os interessados podem se inscrever através da página de aqui.

Ouça agora o segundo JavaScriptCast:

Alta qualidade – mp3 [1:10:51] – 30,0 MB – Download

Alta qualidade – compactado (zip) – Download

Clique aqui para assinar o feed do podcast. Se preferir, assine o feed do iTunes.

Detalhes:

Música de introdução Riviera, por Ernani Joppert (São Paulo).

Classes de JavaScript mais interessantes publicadas no site JSClasses:

  1. HTML 5 Canvas Animation de E. Jennings do Canadá
  2. SQL (SQLite) de Tom Schaefer da Alemanha
  3. Ace Snow (Titanium) de Arturs Sosins da Letônia
  4. jQuery PhotoWall de Andrey Nikishaev da Ucrânia

Notas do podcast: