Back-End

7 dez, 2018

Docker, Kubernetes e performance de APIs REST – DEVPIRA Festival

Publicidade

Neste último sábado (01/12/2018), aconteceu o DEVPIRA Festival na Usina Monte Alegre de Inovação, em Piracicaba-SP. Essa foi uma iniciativa conjunta da comunidade DevPiracicaba, Raízen, Pulse HUB de Inovação, Usina de Inovação Monte Alegre e AgTech Valley.

Neste artigo registro a minha participação ao longo do evento, no qual realizei duas apresentações no espaço PUB (uma delas em conjunto com meu amigo Robson Araújo).

Deixo aqui meu agradecimento a todos os organizadores. Em especial, ao Murilo Beltrame e à Carol Alves. E também, ao amigo Ericson da Fonseca (Microsoft MVP) pelas fotos tiradas durante as palestras.

Construindo APIs REST escaláveis na nuvem com Docker e Kubernetes

Essa apresentação já está no SlideShare:

Ao longo da palestra abordei o uso conjunto de tecnologias, como: Docker, Kubernetes e ASP.NET Core, além de serviços do Microsoft Azure como Web App for Containers e AKS (Azure Kubernetes Service). Conteúdos gratuitos a respeito desses temas podem ser encontrados nos seguintes artigos:

O vídeo a seguir está no YouTube e contém a gravação desta mesma apresentação realizada durante o #CapiConf Online:

Dicas para uma maior performance em APIs REST

Essa segunda palestra foi realizada em conjunto com o Robson Araújo. A apresentação também foi disponibilizada no SlideShare:

Os materiais utilizados como referência para esta apresentação podem ser encontrados no seguinte artigo:

O assunto performance em APIs REST construídas com o ASP.NET Core foi tema também de um evento online no Canal .NET em Julho/2018. A gravação está no YouTube e pode ser assistida gratuitamente: