Back-End

12 nov, 2013

Configurando PHP no Windows com IIS

100 visualizações
Publicidade

PHP é uma linguagem de script, mas que precisa de um interpretador, por isso você não vai conseguir rodar um simples Hello World direto na sua máquina. Para isso você pode instalar o interpretador do PHP.

Mas além de ter o PHP rodando você precisa de um servidor instalado na sua máquina, e aí chegamos em um impasse: Apache ou IIS?

Muitos sugerem que o Apache é o melhor, principalmente por rodar tudo de forma “pura”. Um dos principais motivos para alguns serem contra o IIS é que para URL Rewriting usa o web.config e não o .HTACCESS para configuração. Como estou acostumada a usar web.config nem me preocupo com isso. Porém, eu sou a menina “Windows” no meio do povo da PHPSP, então vou falar de usar IIS (por hora).

Para fazer o IIS rodar o PHP, e você pode fazer isso pelo painel do IIS e ele irá baixar e instalar tudo o que for necessário (incluindo o interpretador do PHP). Para isso, entre na janela principal do IIS e selecione a opção “Web Plataform Installer”, que é a opção em destaque na imagem abaixo:

iis-instaler

Depois de entrar nessa opção é só pesquisar na lista de produtos por PHP e instalar! Caso queira, pode baixar na página do PHP no IIS ou só abrir seu Web Plataform Installer e pesquisar por PHP.

Seu primeiro Hello Wolrd

Não é meu objetivo nesse artigo te ensinar PHP, mas como começar a usá-lo no Windows. Se quiser aprender, há uns bons lugares, como esses sites:

Você também pode aprender muito com comunidades. Quem for de São Paulo eu indico o PHPSP.

Bem, mas agora vamos ver se seu código PHP vai ser entendido pelo IIS. Crie um arquivo chamado ola.php no notepad (salvando como todos os tipos) ou use uma IDE (falarei sobre IDEs mais para frente). Como somos usuários Windows, não sabemos usar ferramentas como o vi ou vim (brincadeirinha! rs).

Nesse arquivo escreva uma página HTML e no seu corpo coloque:

<html>

</head>
    <body>
      <?php 
          echo "olá"; 
      ?>
    </body>
</html>

Depois vá até a pasta local do IIS, o endereço é <partição do windows>:\inetpub\wwwroot e cole o arquivo. Caso você não ache essa pasta, pode ser que o IIS esteja desabilitado na sua máquina, então habilite-o antes. Depois, abra um browser e vá no endereço localhost/ola.php

E se der “erro Erro HTTP 404.3 – Not Found”?

A principal causa do erro é que o PHP não foi instalado na sua máquina corretamente, ou não foi habilitado no IIS. A outra possível causa é a falta do módulo URL Rewrite caso você esteja usando algum framework que use de URL amigáveis e rotas.

Você pode, então, fazer a configuração manual. Para isso, baixe os binários e descompacte. Copie os arquivos para uma pasta na raiz da sua partição onde está o Windows (normalmente a C) com o nome de PHP.

Pegue o arquivo com o nome de php.ini-development e copie e cole na sua pasta <partição do windows>:\Windows e depois disso renome-o para php.ini e pronto. Bom, isso se você já tiver habilitado o CGI na sua máquina; se não, vá em painel de controle>programas>Ativar ou Desativar Serviços do Windows e entre na opção Serviços de Informação da Internet e ative o CGI dentro de Recursos de Desenvolvimento de Aplicativos.

Agora você precisa habilitar CGI no IIS. Abra o IIS e vá na opção Handler Mappings, depois na aba direita vá na opção Add Module Mapping e inserir os seguintes dados descritos na figura a seguir:

php

Feito isso, seu exemplo já irá dar certo. Então agora é mandar bala! Boa sorte.