Back-End

31 jul, 2019

Como está a saúde do seu código?

100 visualizações
Publicidade

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje gostaria de apresentar uma ferramenta que pode nos auxiliar de uma forma incrivelmente fácil na análise do código dos nossos projetos: o PHP Insights.

Você pode instalar o PHP Insights através do composer para um projeto específico com o seguinte comando:

composer require nunomaduro/phpinsights --dev

O PHP Insights é utilizado diretamente no terminal Portanto, para executá-lo, basta chamar o arquivo phpinsights localizado na pasta vendor\bin do nosso projeto:

vendor\bin\phpinsights

Resultado:

Logo após realizar a análise, a ferramenta exibe os resultados em cards principais, onde uma nota (pts) é atribuída para cada um.

O PHP Insights distribui o resultado da análise em itens que estão de uma forma geral diretamente relacionados com a qualidade, saúde e manutenibilidade das nossas aplicações, como por exemplo, a complexidade envolvida e a qualidade da arquitetura.

Também são exibidos alguns subitens para cada card, onde podemos visualizar de forma ampla a ocorrência de classes, interfaces e todos os elementos que estão relacionados ao card principal.

Se pressionarmos enter, serão exibidas as issues apuradas para cada card, ou seja, os tópicos que precisamos rever para que consigamos melhorar o nosso código, que por fim, é o objetivo do nosso querido PHP Insights.

Explore os detalhes e todas as funcionalidades da ferramenta através da página oficial do PHP Insights no GitHub.

Espero que este artigo tenha sido útil para vocês, até a próxima!