Arquitetura de Informação

20 jun, 2022

Algoritmos criptográficos é melhor solução de proteção contra computadores quânticos?

Publicidade

A computação quântica começou a dominar o mercado global de tecnologia transformando os computadores convencionais. Os computadores quânticos estão se tornando a ferramenta predileta de hackers, sendo bastante usual para aqueles que pretendem roubar dados. Por outro lado, a introdução aos algoritmos criptográficos vem se consolidando cada dia mais como uma das principais estratégias de proteção informacional, servindo como um alicerce eficiente e eficaz. Desse modo, o mercado global de tecnologia observou que poderia expandir ainda mais esse nicho e aproveitar o uso desses algoritmos para impedir que computadores quânticos adquiram registros pessoais.

O que são algoritmos criptográficos?

Algoritmos criptográficos são conhecidos como sequências de processos para enciphering, dos quais servem para decifrar mensagens no sistema criptográfico, especialmente na computação quântica. Ele garante transações financeiras seguras e autenticadas com base em dados, autenticação e assinaturas digitais. Existem vários algoritmos criptográficos, como criptografia de chave simétrica,de chave pública e secreta, hashing, Kerberos e muito mais.

Esse método é conhecido por estar longe da disponibilidade comercial.

Todavia, os avanços dos cibercriminosos estão criando grandes preocupações com os dados confidenciais em computadores quânticos. A falha em começar a adotar algoritmos criptográficos pode levar a um sistema de proteção de dados a interrupção e ao mesmo tempo em que pode colocar os dados criptografados existentes em alto risco.

É muito por conta disso que os algoritmos criptográficos estão ganhando popularidade para proteção de dados. Há uma série deles aplicados através do processo de agrupamento de dados em uma transmissão segura. Esta é das estratégias que vem sendo mais aderidas para evitar saques e manter o gerenciamento contínuo de dados.

Esse método pode executar de maneira prática problemas matemáticos complexos através da integração. Alguns países que têm hackers cibernéticos, estão preocupados com o roubo de dados de órgãos públicos e para isso, a criptografia precisa fornecer segurança de proteção informática para múltiplas tarefas – o que não é um desafio tão simples.

Nesse aspecto, por exemplo, computadores quânticos podem criar um grande impacto na criptografia, hashing e muito mais para manter ativos as informações. Os sistemas computacionais quânticos aproveitam principalmente dois tipos de algoritmos criptográficos para a máxima proteção de dados — algoritmos simétricos e assimétricos. Esse mecanismo é dado como seguro contra um ataque criptoanalítico.

Na configuração atual da era digital existe uma predominância a se transferir grandes quantidades de conjuntos de dados confidenciais de um dispositivo para outro. A digitalização trouxe avanços em abordagens de ciberataques que podem afetar até mesmo as mais avançadas ferramentas computacionais do momento no mercado global de tecnologia. 

Sabe-se por outro lado, que os algoritmos de chave simétrica podem ser um escape para proteção na qual consistem no padrão de dados triplos, avançados e de algoritmos Blowfish, que são é uma espécie de cifra simétrica de blocos que pode ser usado em substituição ao Data Encryption Standard (DES). Portanto, ele ajuda a melhorar a proteção de dados em computadores quânticos para que se evite roubo de dados no futuro e para que isso se instale no Brasil – país no qual os ataques cibernéticos estão cada vez mais em alta – basta se reduzir o custo, fomentando a tecnologia no país.