No artigo anterior, falamos sobre os dois primeiros conceitos que devem ser levados em conta na criação de um Plano de Marketing para sua API:
- As pessoas julgam um livro pela capa;
- As pessoas aprimoram seu julgamento com a contracapa ou folheando o livro.
Na prática, isso significa que você deve sempre considerar a Developer Experience do Portal de Desenvolvedores da sua API, além de oferecer conteúdo rico e esclarecedor para sua API, como documentação abrangente, espaço sandbox, SDKs úteis, suporte para padrões e linguagens de programação comuns nesse meio (como Json, XML, OAuth, Java e Python).
Neste artigo, falaremos de outros princípios muito importantes, que envolvem principalmente o seu conhecimento a respeito das dúvidas e anseios do seu público-alvo, ou seja, a comunidade de Devs que irá usufruir da sua API. Aproveite 😉
#3 – O mundo é dos que compartilham, o futuro é dos que ouvem
Rápido, pense em três serviços que envolvam compartilhamento de conteúdo e que baseiem sua estrutura de negócios nessa dinâmica.
Pensou em mais de três? Fácil, né? Qualquer um pode falar bem (ou mal) da sua API por aí, isso é a coisa mais simples do mundo. E mesmo programadores fazem amizades, certo?
Agora, vamos imaginar que o Anakin é um desenvolvedor, atualmente trabalhando em uma integração com o serviço da empresa dele. Enquanto procurava pela API mais adequada às suas necessidades, ele encontrou você. Maravilha! Olha como ele está feliz:
Apesar de ter achado sua API sensacional, ela não atendia às suas necessidades porque não era exatamente o que ele procurava. Sem problemas, porque ele tem um amigo chamado Obi-Wan que está trabalhando com uma integração exatamente como sua API propõe.
E quem sabe, no futuro, o Anakin pode até mudar de Lado e passar a usar sua API quando ele estiver ajudando na construção da Estrela da Morte.
Portanto, conheça o perfil dos devs que usam sua API. Saiba como eles chegaram ao seu site. Saiba as integrações em que eles estão trabalhando e os produtos que suas empresas estão desenvolvendo. Discuta com eles em eventos.
Não espalhe uma mensagem específica como se você soubesse tudo sobre sua própria API. Afinal de contas, uma das coisas mais legais de expor uma API é ver as ideias diferentes e as aplicações inusitadas que podem surgir.
#4 – Aprenda um pouco de História
Eu tinha pensado em começar esta seção contando a história da Guerra de Troia, mas eu imagino que você saiba do que se trata e o que importa mesmo é a analogia: Gregos e Troianos se odiavam tanto, que não havia algo no mundo que poderia agradar a ambos.
E é assim que você deve pensar em devs. Não a parte do ódio, mas a parte em que não há duas pessoas no mundo que gostem ou concordem em tudo. Isso parece óbvio, mas então por que você vende sua API sempre do mesmo jeito para todos? Por que você não procura os canais que seu potencial público-alvo frequenta? São fóruns especializados (como o StackOverflow), redes sociais, vídeos, eventos? Quais eventos?
Se você hesitou em responder a qualquer uma das perguntas acima, significa que é preciso pesquisar mais sobre seu público e a opinião dele sobre sua API. Mas como pesquisar?
A forma mais direta é interagindo com essas pessoas. Desenhe hipóteses, imagine aquela pessoa que iria trabalhar com sua API. Talvez você esteja procurando startups ou ainda queira desenvolvedores que irão popular sua loja de Apps e adicionar fluxo de dados e pessoas ao serviço que você está vendendo. Esses devs trabalham em grandes empresas? Eles podem ser parceiros no desenvolvimento? Que tipo de práticas de desenvolvimento eles aplicam e que APIs eles consomem?
Se você acabar encontrando vários grupos de potenciais interessados na sua API, não tem problema. O passo seguinte é segmentar sua oferta. Mesmo que várias pessoas diferentes queiram acessar os dados disponíveis, não significa que todas elas vêm de Troia. Algumas vêm da Grécia, e eu suponho que você não vai querer misturar os grupos.
A segmentação deve levar em conta o que você aprendeu daquele grupo, em relação a práticas, usos/objetivos ao acessar a API, volume de acesso dos dados, perfil dos ambientes de trabalho etc. Toda e qualquer informação pode ser usada para melhorar seu diálogo com os grupos, receber feedbacks melhores, fornecer melhores condições de trabalho com sua API (seja com seu Portal de Devs, os métodos que sua API oferece, quantidade de acesso por dia ou qualquer outro item que possa ser melhorado dentro da sua API), e passar a engajar mais pessoas dentro de cada grupo.
O importante é que as segmentações sejam úteis tanto para que você aprenda mais e melhore sua API, quanto para que o dev receba mais conteúdo interessante e possibilidade de aprimorar a experiência dele com sua API.
#5 – Compartilhe histórias
Não há quem não goste de uma história, ainda mais quando o herói/mocinho da história que você estiver contando tiver tudo a ver com o grupo (segmentado, de acordo com a seção anterior).
Veja o caso do Homem-Aranha. Ele basicamente é um adolescente/jovem, que sofre bullying, tem uma quedinha pela menina mais bonita da escola, vive em uma cidade cheia de violência, tem um chefe mala e dificuldades pra pagar as contas de casa. Parece alguém que você conhece? Fica fácil entender por que ele faz tanto sucesso, né? Ele se encaixa em vários perfis diferentes, mas apela principalmente ao público geek que mais consome quadrinhos. Cada pequeno geek se enxerga no Aranha, e aí dá gosto ver ele salvar Nova York e ainda ficar com a Gwen e/ou Mary Jane.
Quando você está divulgando sua API ou pensando nela como a estrela da sua comunicação, você está cometendo um erro clássico de vendas: por que o seu cliente deve se importar com o que você está falando?
É claro que seu cliente, nesse caso, se trata dos desenvolvedores. A única forma de responder a isso de forma eficiente é mostrando ao seu dev o que ele ganha com isso. Ou seja, se você não trouxer mais velocidade de acesso, mais volume, mais dados relevantes, garantia de retorno financeiro ou alguma outra vantagem palpável, não tem sentido ele mudar a forma como faz hoje para a forma que você está oferecendo.
A Lei da Inércia é tão incrível que ela se aplica à física e também ao comportamento humano. Se você não tiver uma força externa (bastante forte e convincente) sendo aplicada à pessoa para que ela mude, ela não vai mudar. Não adianta chorar, espernear e fazer a documentação mais completa da sua API. Só adianta mostrar para cada um desses devs que sua API vai resolver os problemas que eles têm enfrentado.
Fazer isso é entender a fundo o que seus devs procuram e como melhorar a vida deles. Adicione ao seu site e ao seu pitch de vendas aquelas histórias de como sua API já melhorou a vida e o trabalho de outras pessoas parecidas com eles.
Dica bônus
Uma boa forma de atrair o interesse de devs é através de recompensas, seja por meio de gamificações ou tratamento especial. Você pode fazer isso pesquisando quais são aqueles desenvolvedores que mais consomem dados da sua API ou aquele que usa sua API da forma que você acha mais adequada e dar benefícios de parceiro a ele, como mais volume de acesso, mais tokens, ingressos gratuitos para eventos conceituados do meio, uso de funções exclusivas ou que ainda não estão à disposição de todos, etc. Seja criativo 😉
Seus melhores devs serão aqueles que usarão sua API da melhor maneira, serão excelentes cases para contar para outros devs e ainda irão compartilhar com seus colegas quão sensacional você e sua API são.
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Agradecimentos especiais às fontes consultadas: