APIs e Microsserviços

19 mai, 2015

10 maneiras de utilizar APIs para melhorar seu e-commerce

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Os líderes de negócios e tecnologia falam cada vez mais sobre como as indústrias devem se adaptar ao contexto tecnológico do mundo moderno. Enquanto outros tipos de negócio ainda conversam sobre esse tema, o e-commerce deve mergulhar no mundo das APIs agora para continuar competitivo.

Dados ajudam os varejistas online a entender que tipo de produto o seu consumidor procura e precisa. Nesse contexto, você consegue oferecer informações para o seu consumidor no momento em que eles estão realizando as decisões de compra.

Application Programming Interfaces (APIs) são os conectores que conseguem transformar os dados em um painel de análise de indicadores, de forma prática. As APIs também fazem com que os empreendedores consigam enviar a informação para o seu consumidor na hora certa e no meio de comunicação mais adequado.

Entendendo esse poder das APIs para o seu negócio, vamos falar de 10 maneiras para utilizá-las que estão em evidência no mundo do e-commerce.

1.API de informação de produtos

Exemplo: Semantics3

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Como está sendo utilizada: Usando uma API, você pode conectar seu catálogo de produtos diretamente com um banco de dados global que compartilha informações detalhadas sobre os produtos que você vende. Esse tipo de API pode ser utilizado para exibir imagens de marca, descrições de produtos, especificações detalhadas do produto, e os títulos completos do produto diretamente com o banco de dados global de produtos. Dessa forma, você pode preencher automaticamente um conteúdo de catálogo de produtos em seu site de varejo online usando uma API para informações sobre o produto. A facilidade de integração dependerá de sua plataforma de comércio eletrônico.

2. APIs para aprovação social

Exemplo: Twitter, Instagram e Facebook.

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Como estão sendo utilizadas: A aprovação social sob a forma de comentários do Twitter, números de likes no Facebook e análises de produtos são sinais de confiança importantes para compartilhar com os compradores. A loja online da BaubleBar, por exemplo, conseguiu utilizar muito bem as mídias sociais, usando feeds de fotos do Instagram de clientes vestindo suas joias, como uma maneira de dar aos compradores mais confiança em comprar produtos a partir deles. Os varejistas podem utilizar APIs para “transmitir” o que acontece nas mídias sociais direto para seus sites. Widgets em plataformas do catálogo de produtos que lhe permitem mostrar os recentes comentários do Twitter, por exemplo, são alimentados através da API do Twitter.

3. APIs de sites de busca

Exemplos: Algolia

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Como está sendo utilizada: Fornecer recursos avançados de pesquisa em seu site pode aumentar a experiência de compra para os clientes. A loja Cherrybrook de produtos para cães, por exemplo, usa isso para ajudar os visitantes do site a detalhar de forma muito rápida as categorias de produtos que desejam, e para descobrir marcas exclusivas ou itens que poderiam ter perdido. Para os varejistas, com extensas páginas de conteúdo, uma API de busca do site pode ser instalada em seu site para dar aos visitantes uma experiência menos frustrante quando eles estão tentando procurar um determinado produto ou conteúdo detalhado em seu site.

4. APIs de personalização

Exemplo: Gravity

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Como está sendo utilizada: APIs de personalização podem ajudá-lo a organizar o conteúdo do site para melhor atender às necessidades de cada cliente e visitante do site. Há duas maneiras principais que você pode usar APIs de personalização. É uma maneira de ajudá-lo a pedir o conteúdo que você promover em seu site com base em visitas anteriores de um visitante e seu histórico de compra. Você também pode usar essas APIs de personalização para enviar e-mails de vendas mais direcionados a esses clientes. Assim, você tem certeza de que seus visitantes estão interessados nos produtos que você manda.

Uma segunda maneira é usar uma API que ajude você a entender os interesses do seu cliente a partir do comportamento na web e mídias sociais. Essas APIs utilizam algoritmos complexos para reordenar o conteúdo do site para que ele corresponda ao que seus visitantes têm falado no Facebook, o que eles pesquisaram no Google etc.

5. APIs de automação de marketing

Exemplo: Zapier

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Como está sendo utilizada: Existem ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a automatizar processos de negócios usando APIs para você. A beleza de utilizar a automação de marketing é que você não precisa sujar suas mãos para conseguir segmentar suas oportunidades ou até mesmo ajudá-las a se tornarem clientes. Por exemplo, você pode adicionar automaticamente qualquer cliente do site para uma lista de e-mail marketing, e agrupá-los pelo produto que eles compraram ou quanto eles gastaram para que você possa personalizar suas comunicações enviando ofertas que você sabe em que eles estão interessados.

 6. APIs de logística

Exemplo: Shipwire

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Como estão sendo utilizadas: Varejistas online especializados em entregas diretas podem incorporar o transporte com APIs de entrega em seu modelo de negócio para fornecer uma experiência de compra mais confiável. Ao utilizar essas APIs, os varejistas podem automatizar os processos da venda até o nível do pacote a ser entregue na porta de seus clientes. Por exemplo, a API de envio pode ser ativada após a venda realizada em seu site para desencadear que um determinado produto deve deixar o armazém do seu fornecedor e ser enviado para o seu cliente. A API pode, então, fornecer uma ferramenta de rastreamento para você e seu cliente, de modo que você pode assistir a como a entrega é feita para o seu destino final.

7. APIs de comparação de preço

Exemplo: Indix

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Como estão sendo utilizadas: Ser capaz de controlar os preços dos seus concorrentes é fundamental para um negócio online. Você pode ligar o seu catálogo de produtos a API de comparação de preço e receber relatórios automáticos que comparam os seus níveis de preços de produtos para seus concorrentes. Você pode analisar essa informação para otimização de preços (venda a um preço justo, de modo que você pode aumentar as vendas sem perder lucro), e para combinar preços em momentos específicos do ano, como as próximas férias.

8. APIs de recomendação de conteúdo

Exemplo: Random House e API do Pinterest

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Como estão sendo utilizadas: É muito interessante ver como a Random House está utilizando API para recomendar livros que estão em seu catálogo. Random House é capaz de adicionar itens de produtos populares e tendências para uma página em seu site que ajuda os novos clientes a digitalizarem itens em que possam estar interessados. Essa é uma combinação do uso de prova social como endosso do produto, bem como ajudar os clientes a se depararem com novo livro comprando novas ideias e revendo títulos que estão atualmente como “mais popular”. Há também outras APIs de recomendação que podem ajudar o e-commerce a criar uma lista de sugestões de produtos para comprar.

9. APIs de afiliação

Exemplo: Amazon Affiliates

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Como estão sendo utilizadas: É fácil começar a ficar nervoso sobre quantas técnicas de codificação estão envolvidas na incorporação de APIs em seu site, mas, caso você não saiba, talvez já esteja usando APIs. Se o seu site inclui itens que apontam para produtos na Amazon, então as chances de que esteja usando a API da Amazon, mesmo sem conhecê-la, é grande! Esses elementos são alimentados por APIs da Amazon para ajudá-lo a exibir produtos da empresa em seu site e gravar quando seus clientes comprarem um item, de modo que você pode obter a sua comissão.

10. APIs antifraude

Exemplo: Sift Science

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Como estão sendo utilizadas: Você pode adicionar uma API antifraude para seu fluxo de trabalho de modo que quando os clientes compram de você, suas vendas são encaminhadas via API através de um algoritmo de antifraude para determinar se a venda levanta qualquer bandeira para o comportamento de compra desonesto. APIs antifraude se atualizam com as tendências financeiras e as últimas fraudes de cartão de crédito, além de marcarem todas as informações de vendas que foram concluídas que coincidem com práticas fraudulentas anteriores.

Um negócio que não está utilizando APIs estará morto daqui a 10 anos!

Os analistas de mercado estão prevendo que todas as empresas terão de ser capazes de integrar uma gama de serviços e fazer uso de dados para personalizar a experiência dos clientes ou eles vão se tornar obsoletos rapidamente na economia emergente. APIs estão no centro de tornar tudo isso possível. Qualquer negócio de varejo online que não estiver fazendo uso de APIs terá de correr para alcançar esse novo universo.

Se o seu e-commerce não está usando APIs, comece em 2015.

Lembrando do Webinar para o conhecimento do poder das APIs:

webinar