Falar sobre a experiência pessoal com a música é sempre complicado. Afinal, cada um tem seu mosaico próprio de sentimentos e vivências musicais. Entretanto, seja você um músico, produtor ou só apreciador ocasional da arte, exitem algumas ações que são comuns à maior parte de nós nos hábitos de consumo de música: organizar playlists, compartilhar indicações, encontrar algo que ouviu e gostou e, é claro, levar sua coleção consigo sempre que possível.
É nestas ações que residem algumas das melhores oportunidades para o mercado. De olho nelas, portais de música disponibilizam serviços excepcionais para desenvolvedores. Eles sabem que os “artistas” do desenvolvimento precisam de boa matéria prima e boas ferramentas na hora de construir uma experiência de usuário inesquecível.
Talvez você já seja usuário do Last.fm, do Spotify ou da Rovi. Se for, é seguro supor que a sua experiência com as home pages deste sites te arranque elogios, certo? Afinal, são páginas projetadas para o usuário, para entregar a ele os artistas e faixas que ele quer, da maneira mais rápida e agradável possível. Não estamos aqui para destrinchar a porta de entrada dos serviços, entretanto.
Vamos visitar os bastidores destes serviços. Alguns são tão importantes para o negócio que seus serviços dedicados aos desenvolvedores são verdadeiros portais, como Spotify e Rovi – aliás a Rovi é um mega distribuidor de conteúdo online, e sua API inclui um serviço de dados com informações sobre TV, música, filmes, games e mais. Conhecer estes portais vale até como inspiração para novas ideias de negócio e mashups, dependendo do seu espírito empreendedor.
Revendo a experiência de criar e compartilhar listas de músicas
A revolução da música digital pode ter começado em 1990, mas nos últimos anos o jeito que encontramos, compartilhamos e organizamos músicas mudou radicalmente. Graças aos serviços de streaming por assinatura e às soluções em nuvem, acessar suas músicas no laptop ou no som da sala ficou tão fácil quanto montar uma playlist no seu celular.
Os serviços disponíveis estão cada vez mais humanizados e com características vindas das redes sociais: compartilhamento, upvote, comentários, perfis etc. As APIs refletem estes recursos oferecendo os blocos básicos de construção para que você incorpore em seu site ou app a capacidade de criar, gerenciar e divulgar estas listas. Dá até pra dizer que playlists poderiam cair na categoria de “social currency” – moeda social – ou seja, informação que “aumenta” seu valor nas redes sociais.
Há opções para todos os gostos, desde APIs simples e objetivas como a setlist.fm ou 8tracks.com, até recursos bem complexos como os disponíveis no Spotify (citado acima).
Recursos interessantes para quem cria música
Se você é músico ou está dando aquela força pro circuito indie, não pode deixar de avaliar os recursos doBandPage. Lá você pode criar sua homepage, ou melhor, eles chamam de ‘BandPage’, e distribuir seu conteúdo sempre atualizado a partir de um único ponto. Com ferramentas para ajudar a divulgar e vender sua música e seus eventos, é quase obrigatório conhecer este site. Mas não precisa acreditar em mim; se quiser pode acreditar no mais de meio milhão de usuários (e crescendo rápido) que já estão lá.
A home page para desenvolvedores é um espetáculo à parte, com documentação impressionante, Guidelines com regras muito claras, SDKs para o Widget e para a solução que eles chamam de “BandPage Connect” – que se refere aos serviços da API para controlar e distribuir com segurança o conteúdo de sua BandPage: extensão de galeria de fotos, players de música e vídeo, extensão de mailing list, toneladas de integrações com terceiros e mais; realmente impressionante.
Outro muito bacana é o SoundCloud for Developers, mais um que criou um tremendo portal para as atividades de desenvolvimento. Lá você encontra informações extensas sobre a API http, a API do Widget SoundCloud, um SDK para o iOS e muito mais. Imagine ser capaz de associar à sua banda uma excelente experiência de usuário com app e site personalizados.
Pra quem está começando ou simplesmente quer distribuir o som que faz, existem muitas opções. Saindo um pouco da linha, o Site Builder do ReverbNation é muito legal. Ok, ok, não é uma API, é uma app online. Mas é TÃO legal!
Fechando com algumas curiosidades
Você sabia que existe um site onde você pode criar, pesquisar e compartilhar partituras de música? Para isso existe o Noteflight e sua API objetiva e consistente expondo métodos de busca, autenticação, criação de comunidades e mais.
Vale a pena também conhecer bancos de dados open source, contendo metadados sobre música: MusicBrainz. Ele conta com um WebService que dá acesso a várias entidades armazenadas, sendo as principais:
- Artista
- Gravadora
- Versão
- Área
- URL
O banco de dados é de domínio público e está disponível para download e uso gratuito.
E finalizando, para dar um cheirinho de vinil para quem curte, o Discogs também oferece uma API rica, que inclui operações de marketplace, com pedidos. Que tal criar sua própria loja retrô usando o marketplace da Discogs?