Android

1 ago, 2011

O que não fazer em Interfaces Android – ou como melhorá-las…

Publicidade

Neste artigo, irei falar sobre o que NÃO fazer em interfaces (de usuário) Android. O que me inspirou a escrever sobre isso foi o lançamento de um aplicativo iPhone de sucesso para Android, o Viber.

Confira a imagem abaixo:

Então, agora vem a questão: qual versão do Viber estou mostrando?

Sim, essa é a versão Android. E com apenas um screenshot começamos a ver os problemas…

Primeiro, esse aplicativo não parece Android, e isso me leva ao primeiro ponto:

  • Não use bottom tabs: Nunca use Bottom Tabs [1][2][3]. E essas são ainda piores, pois são exatamente iguais às tabs do iOS (e lembre-se: você não está usando um device iOS). Tabs devem ser usadas no topo da tela. Algumas vezes você nem precisa, ou nem quer usar tabs, então você pode substituí-las por algum outro artifício mais Android. Por exemplo: um dashboard, uma actionbar ou uma combinação de ambos.

Aqui está um esboço de como o aplicativo Viber poderia ser no Android:

Nesse exemplo, eu usei uma Actionbar [4] (um Design Pattern comum em Android), com acesso às chamadas recentes e às mensagens de texto na barra superior.

A lista de contatos é um PageViewer, parecido com o do novo aplicativo do Market, ou do Google+. Ele oferece acesso a todos contatos, favoritos e contatos viber através da função arraste horizontal. Abaixo está o Dialing Pad usando um Sliding Drawer. Para utilizar, basta arrastar o Keypad para cima e então ele vai aparecer.

Essa é apenas uma possibilidade, a outra opção seria colocar o acesso ao Dialpad como um ícone na Actionbar – e remover o Sliding Drawer, ou então utilizar um Dashboard como página inicial, exatamente como o Google+ faz.

Com essas screenshots, podemos ver que ele se parece muito mais Android agora.

  • Não coloque botões de voltar na Interface: O Android já tem um botão Voltar – e ele é obrigatório (diferente do botão Search, que é opcional). Todos os telefones PRECISAM ter um botão Voltar (com exceção do Honeycomb, que tem o Voltar em sua barra de navegação). Então por que se preocupar em colocar outro botão Voltar para confundir o usuário? Relacionado a isso, nunca (ok, apenas em casos excepcionais e quando você realmente sabe o que está fazendo) sobrescreva o comportamento do botão Voltar. Os usuários pressionam esse botão e esperam um certo comportamento. Eles tendem a ficar decepcionados – para não dizer com raiva – quando não acontece o que eles estão esperando.

O que você pode fazer – e eu realmente recomendo – é ter um botão Home na Action Bar. Ele o leva direto para a Home page do seu aplicativo, além de limpar a pilha de atividades (backstack) do seu app. Ele não é uma navegação Voltar, ele está indo para frente (Forward Navigation).

  • Não reinvente a roda (Use a API de Intents do Android): Use a API de Intents do Android. Uma das funcionalidades mais comuns e mais usadas em aplicativos móveis é compartilhar conteúdo via redes sociais ou email, sms etc. Você não precisa implementar cada uma dessas interfaces de compartilhamento, você deve usar Intents para compartilhar o conteúdo.
Intent sharingIntent = new Intent(Intent.ACTION_SEND);
sharingIntent.setType("text/html");
sharingIntent.putExtra(android.content.Intent.EXTRA_TEXT,
Html.fromHtml("<p>Este texto será compartilhado.</p>"));
startActivity(Intent.createChooser(sharingIntent,"Compartilhe com"));

Isso é tudo o que você precisa para compartilhar algum conteúdo por Twitter, Facebook, Google+, email, sms etc. Você pode customizar essa interface, observe a terceira screenshot nos exemplos abaixo: 

O Mau:

O Bom:

E o Bonito:

Por hoje é só, espero que tenham gostado e fiquem ligados nos próximos artigos.

Referências: