Android

9 set, 2008

BlackBerry corporativo: tire suas dúvidas

Publicidade

Conectividade 24 horas por dia, 7 dias por semana, é vantagem competitiva capaz de decidir grandes negócios em favor de quem a dispõe. Uma oferta mais rápida, uma aprovação obtida com maior agilidade e o sincronismo perfeito entre os tomadores de decisão de uma empresa fazem toda a diferença.

A analogia mais imediata são aqueles minutos, segundos e décimos de segundos olímpicos essenciais para uma medalha – só que a láurea, aqui, são os lucros obtidos pela melhor performance nos negócios. No campo tecnológico, a solução mais completa para mobilidade corporativa é o BlackBerry, fabricado pela Research in Motion (RIM) e utilizado por grandes corporações internacionais e órgãos com funcionamento em missão crítica, como o FBI e a Otan.

Algumas dúvidas mais freqüentes que envolvem essa tecnologia.

1. O que significam BES e BIS?

BES é a sigla para BlackBerry Enterprise Server e se refere ao software que faz a “ponte” entre o servidor de e-mail corporativo e os aparelhos BlackBerry. BIS significa BlackBerry Internet Server, um sistema que também serve de ligação, porém com mais limitações.

2. Quais são as conexões disponíveis para BlackBerry?

Cada um dos serviços a seguir depende da operadora, do plano contratado e do modelo do aparelho, mas usualmente as conexões disponíveis são: BES, BIS, Wi-fi, WAP e TCP-APN. BES e BIS são sistemas desenvolvidos especialmente para a tecnologia Blackberry. WAP é a conexão normal utilizada quando os sistemas de BES ou BIS não foram contratados. Wi-fi é a tecnologia disponibilizada pelas redes domésticas, do escritório e do aeroporto, por exemplo. Já a TCP-APN é a conexão direta que normalmente vem configurada quando o aparelho é comprado direto de uma operadora. Em conexões TCP e WAP, todo o tráfego não passa pelo BIS ou BES. Isso significa que, por padrão, não está incluído no pacote BlackBerry Ilimitado. Dessa forma, em geral, todo tráfego que utiliza essas conexões é tarifado à parte.

3. Qual a diferença entre BES e BIS?

O sistema BIS é recomendado para quem necessita somente navegar na Internet e acessar e-mails através de POP3 ou IMAP. Já o sistema BES é uma solução corporativa mais completa, que possibilita a seus usuários acessarem aplicações corporativas (Intranets, CRMs, ERPs), sincronizar os dados de PIM (contatos, agenda, notas, tarefas) da conta de e-mail corporativo, desde que a corporação utilize MS-Exchange, Lotus Domino ou Novell GroupWise como servidor de colaboração. Tudo isso seguindo as regras de segurança (firewall, proxy, etc) já implementadas pela empresa.

4. Quais as principais vantagens do BES em relação ao BIS?

Mediante o pagamento de uma taxa mensal para a operadora, ambos os sistemas permitem leitura de e-mails e acesso à Internet ilimitados. O serviço BES tem como diferencial a possibilidade de integração com sistemas de gestão corporativa, possibilitando sincronismo ativo de dados do organizador (agenda, contatos, e-mails, tarefas, etc).

5. O que é preciso para ser um usuário de BES?

Os itens básicos para o uso do sistema BES são: um aparelho BlackBerry provisionado para BES e um servidor BES normalmente hospedado na empresa. É esse servidor que garante a infra-estrutura para o gerenciamento dos dispositivos, integrando todos os dados de PIM, possibilitando a sincronização do seu e-mail, calendário, agenda e memo-pad, por exemplo. Atualmente, Claro, TIM, Vivo, Oi e Nextel oferecem os serviços de BES no Brasil.

6. Onde posso conseguir suporte para essa tecnologia?

Existem integradoras especializadas no desenvolvimento de soluções para Portais Corporativos e Blackberry. É recomendável buscar esse serviço de empresas com estreita parceria com a RIM, fabricante do aparelho. Afinal, para que a solução funcione, é necessário não apenas implementar a parte técnica, mas também oferecer assistência completa ao usuário.

7. É possível adquirir a tecnologia BES como pessoa física?

Não, a única forma de comercialização do BES é através das operadoras e para empresas.

8. É possível utilizar as tecnologias BIS e BES ao mesmo tempo?

Algumas operadoras no Brasil permitem usar o BIS e BES ao mesmo tempo. Outras condicionam: ou o cliente usa BIS ou usa BES. Contudo, é possível habilitar o plano BES em uma linha particular. Porém, é bom se certificar dos custos adicionais que isso vai trazer.

9. Quais são os principais filtros e o como é feito o controle por parte da empresa sobre o sistema?

Os filtros (de mensagens) são definidos pelo próprio usuário ou mesmo pelo administrador do sistema. O controle sobre o ambiente móvel é 100% gerenciável por meio de mais de 400 políticas de TI disponíveis no BES. Essas políticas e demais configurações são gerenciadas através de uma interface visual. É possível, por exemplo, habilitar ou desabilitar a máquina fotográfica, ou as ligações interurbanas. Essa customização é feita pelo administrador do sistema.

10. Relacione os principais benefícios colhidos pelas empresas que implantam o BES?

Garantia de segurança e de confidencialidade de informações trafegadas de ponta a ponta; possibilidade de integração com sistemas de gestão corporativos (CRM, ERP), sistemas legados; integração (sincronismo) nativa com o sistema de mensageria (e-mail), com os dados do organizador (agenda, contatos, notas, tarefas, etc) e sistema de colaboração (instant messengers corporativos como o IBM Sametime e Microsoft Communicator). As vantagens são tantas em termos de produtividade que as empresas com melhor performance em todas as áreas estão rapidamente oferecendo essa ferramenta a seus executivos.