Para dirigir o ROI (Return of Investiment) dos seus negócios e manter uma vantagem competitiva no mercado digital que evolui rapidamente nos dias de hoje, as organizações têm de se concentrar em seus aplicativos. Os aplicativos são o sangue de uma empresa; são os canais pelos quais os usuários finais interagem com sua marca, produtos e serviços.
Para apreciar esse conceito, nós precisamos olhar mais de perto para os tempos de carregamento. Números recentes mostram que, se seu aplicativo móvel ou seu website não carregam uma página inteira em 3 segundos ou menos, seus clientes vão sair da página, abandoná-lo e dirigir-se para o site dos concorrentes para gastar seu dinheiro lá. Os clientes simplesmente não têm paciência para aplicativos erráticos, lentos ou cheios de bugs.
Monitoramento do desempenho de aplicativos (APM) é a chave para garantir que o aplicativo usado entregue o valor de negócios para o qual foi projetado. APM é a disciplina de TI que se concentra no monitoramento e gerenciamento de aplicativos. Uma fonte bem clara resume o propósito de APM da seguinte forma: “Para traduzir métricas de TI em uma experiência de usuário final que fornece o valor de volta para o negócio”.
O monitoramento de aplicativos na vida de um negócio é crítico e merece um tratamento justo. Assim, no que se segue, descrevemos algumas das principais razões pelas quais você precisa adotar monitoramento de aplicativos como uma parte central de sua estratégia de negócios.
1. Clientes felizes são clientes pagantes
Muitas pessoas surpreendentemente ainda acreditam na mentalidade de “se você construir algo, os clientes virão”. Mas ter um aplicativo é a parte fácil, relativamente falando; qualquer um pode fazer muito em relação a um aplicativo. O verdadeiro trabalho começa com a construção de seu relacionamento com o cliente, e tornar cada cliente o número um. Se você colocar os clientes em primeiro lugar, eles permanecem leais fãs de sua aplicação. Por outro lado, uma das piores coisas para o seu negócio são os bugs. Nada irá levar potenciais clientes pagantes embora mais rápido do que esperar muito para um site carregar, ou caso esteja fora do ar completamente. Então faça o que for preciso para tornar seus clientes felizes, e a receita será consequência disso.
2. APM dá a informação crítica sobre a experiência do cliente
Ao fazer compras em uma loja física, os visitantes têm certas expectativas sobre o tipo de serviço e o tratamento que irão receber. Então, por que deveria ser menos para uma loja online? O monitoramento de aplicativos é realmente algo relacionado a andar ao lado de seus clientes e mantê-los satisfeitos. Trata-se de saber o que os clientes experimentam ao acessar seu site, ou ao “abrir a porta” da sua loja digital. Compreender o que são page views e tempos de carregamento, desempenho da página do site, usuários por navegador e desempenho da plataforma utilizada pelo cliente – em todas as várias regiões geográficas – são as principais métricas para entender o desempenho do seu site e de seus aplicativos.
3. Você precisa de ótica sobre o desempenho do aplicativo em todos os níveis
Só porque um aplicativo está instalado e funcionando não significa necessariamente que está tudo bem. Há sempre a possibilidade de que as partes principais do fluxo da aplicação não estejam realizando suas tarefas nos níveis ideais. Aplicações multitarefa hoje são complexas e possuem vários lotes de componentes em movimento entre o frontend, o middleware e o backend. É importante, portanto, entender o ciclo de vida de cada aplicação, incluindo seus componentes e módulos; as transações que atravessam muitos módulos e sistemas; e a infraestrutura subjacente de servidores e redes que suportam cada aplicação. O uso de monitores de backend pode detectar coisas como latência e desequilíbrio de CPU, o que pode indicar problemas de configuração subjacentes que devem ser abordados.
4. A mobilidade está mudando tudo
Tudo é móvel atualmente e é errado dizer que a sua empresa deve ser “mobile first” para ser competitiva. Os impactos nos negócios de BYOD são significativos, já que os clientes esperam nos dispositivos móveis o mesmo nível de desempenho e disponibilidade 24/7 dos desktops. O ambiente desktop ainda é o quadro para a maioria dos esforços de monitoramento, mas isso vai mudar; o monitoramento de aplicativos terá de se tornar mobile-centric. Os vendedores começaram a oferecer mAPM ou aplicativos de monitoramento de desempenho para plataformas móveis para que seja possível lidar com as rápidas mudanças e com a crescente complexidade do gerenciamento de aplicações críticas de negócios em execução em dispositivos móveis, virtuais e físicos. Mas esse é apenas o começo! O Gartner prevê Gestão Endpoint Unificada como o futuro do dispositivo de TI e do gerenciamento de aplicações quando wearables, Internet das Coisas e smartphones se tornarem endpoints. A questão principal é esta: menores e mais dinâmicos dispositivos de toda forma e tamanho vão exigir formas inovadoras para assegurar que APM (ou APM móvel!) mantenha a a experiência do cliente como o objetivo central dos negócios.
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Ralph Eck faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://www.monitis.com/blog/2015/04/28/why-application-monitoring-is-critical-for-your-business/