Ao longo dos últimos meses, temos visto uma série de declarações públicas do Google sobre atualizações do algoritmo que algo soa mais ou menos, como estas:
Observe a frase cuidadosamente escolhida: “X% de consultas visivelmente afetadas”. Essas declarações soam muito específicas, mas uma vez que você parar para pensar sobre elas, é inevitável que você questione alguns pontos: porcentagem de quais consultas? Exatamente quanto é “visivelmente”?
Porcentagem de quais consultas?
Quando a maioria de nós ouve “X% de consultas”, eu penso que nós naturalmente já pensamos nas consultas únicas (keyphrases diferentes), mas existem duas interpretações de verdade: consultas únicas e o volume total da consulta. Aqui está um exemplo, a partir de uma conversa que eu postei no Google+ – vamos dizer que vivemos em um mundo onde existem apenas quatro pesquisas que alguém já tenha feito:
- “iPhone 5”
- “Justin Bieber”
- “Platypus pants” (calças de onitorrinco)
- “Charlie Sheen”
Se nós rodássemos com buscas em nossa versão do Google, o volume seria distribuído às nossas quatro frases-chave da seguinte forma:
- 50
- 40
- 9
- 1
É isso mesmo! Agora, vamos dizer que a consulta (c) seja afetada por uma atualização do algoritmo. Por definição nº1, isso poderia afetar 25% das consultas. Por definição nº2, a mesma atualização do algoritmo afetaria apenas 9% das consultas.
Não é bem uma declaração oficial, mas eu aceito. Na maioria dos casos, o Google está falando de volume de consultas em geral. Eu não leria muito sobre o “tipicamente” – Matt, naturalmente, não quer se comprometer com “% de consultas afetadas”. Estou confortável, porém, porque as recentes declarações do Google referem-se ao volume da consulta. Isto também faz sentido no modo como o Google vê os dados – o volume geral é, provavelmente, muito mais fácil de medir do que as consultas únicas.
Nesse caso em particular, eu não acho que o Google está sendo deliberadamente enigmático – a declaração é simplesmente ambígua. Como SEOs, quando se fala em ‘consultas’, naturalmente pensamos em palavras-chave únicas, porque é isso que nós seguimos. O Google pensa em termos de volume de pesquisa em geral e cada consulta é uma unidade discreta.
Quanto é “visivelmente”?
Então, agora que sabemos que estamos falando de volume de consultas, o que significa “visivelmente afetado”? Será que qualquer mudança conta, ou ela tem que ser significativa? Tiremos o chapéu para o Matt McGee por relatar uma conversa que dá um pouco de luz sobre isso:
Conhecer é X% da batalha
Portanto, quando o Google se refere a “X% de consultas visivelmente afetadas”, ele se refere ao volume total de consultas e a uma mudança significativa no Top 10. Uma vez que não vemos todo o universo de consultas que ele faz, ou sabemos de fato o volume relativo, isso ainda deixa muito para se interpretar, mas acho que um pouco de transparência ajuda neste momento. É um indicador útil de impacto relativo, já que o Google usa a mesma métrica em várias atualizações.
Tenha em mente, porém, que qualquer consulta pode afetar, ou não, você. Não confie nas estatísticas agregadas – preste atenção no que é importante para você. Pense assim: o desemprego era de apenas 8% nos EUA em setembro, mas eu e você temos ou não um emprego. Esses 8% podem ser um indicador útil de prosperidade econômica ou da eficiência de nossos líderes, mas no final temos que estar conscientes da nossa própria situação. Se uma atualização afeta só 0,3% das consultas, mas o seu termo de dinheiro era um deles, só saber que 99,7% das consultas não foram afetadas não vai servir de muito consolo para você.
Para referência, eu adicionei recentemente as percentagens do impacto do Google à página de eventos MozCast. Esta página contém atualizações recentes de algoritmo, juntamente com a gravidade, tal como medido pelo MozCast e a percentagem indicada publicamente do Google, para permitir comparações de maneira fácil.