Olá leitor do iMasters. Esse é o meu primeiro artigo no portal e vou tratar de forma direta como desenvolver um projeto com base em SEO.
Selecionar Conteúdos
Por mais óbvio que isso pareça, é o erro mais comum na modelagem de sites. Geralmente os sites institucionais pecam grosseiramente na hora de gerar inventário sobre a sua área de atuação, alguns simplesmente ignoram, outros até se esforçam e deixam muito conteúdo em PDF etc.
A base dos mecanismos de busca é informação. Logo, a primeira etapa e mais importante é definir os conteúdos abordados.
Se o seu cliente atua no ramo de Peças Automotivas por exemplo, é importante definir os conteúdos abordados em volta desse tema. Seria quase impossível gerar conteúdo de todos os produtos ou até mesmo modelos de carro. Então você pode definir os carros/peças mais procurados através do www.google.com/trends.
E a partir dessa seleção desenvolver conteúdos que agreguem valor para o usuário. Outra coisa muito importante é saber que existem vários tipos de visitantes da sua página.
- O que procura comprar a peça
- O que quer informações técnicas da peça
- O que quer informações de implementação daquela peça
- Etc.
São vários grupos de usuários diferentes e, qualquer que seja o seu erro na geração desse conteúdo e mensuração desse público, você pode obter altíssimas taxas de rejeição na sua página.
Definição de Keywords – Palavras-chave
Definir keywords é como a escalação do time que você vai mandar para campo. Você não pode selecionar todas as keywords, deve apenas escolher as melhores, aquelas que realmente vão te trazer bons resultados.
Na hora de pensar em keywords, você deve se posicionar como o usuário e como ele busca o conteúdo que você está gerando. Que tipos de usuários se interessariam por aquele assunto e como eles poderiam chegar até ele. Então você decide por algumas palavras chave que irão categorizar o seu conteúdo.
Categorias são uma boa estratégia de keywords.
E novamente o Google Trends te auxilia para você saber quais keywords estão com o melhor preparo físico.
Arquitetura da Informação
Tudo ainda está uma bagunça. Ou talvez até não esteja, mas agora é hora de organizar suas escolhas. Esse conteúdo vai dentro desse, aquele vai pra lá. Aqui ficam as categorias, aqui as páginas, aqui as notícias. Também é hora de compreender o que chamamos em SEO de conteúdo duplicado, que irei abordar em artigos posteriores aqui no iMasters. É importante também saber quais partes do site realmente tem peso e você quer indexar.
Existe uma série de links que não tem tanta importância normalmente, como a página de contato, e elas não precisam estar no Google porque simplesmente elas não irão atrair o usuário para entrar no seu site.
Indexar páginas de contato nos mecanismos de busca seria como o cliente entrar no seu estabelecimento pelas portas do fundo.
Criação dos conteúdos e HTML
Mãos a obra! Um bom webwriter pode fazer maravilhas. Vale lembrar que aqui devemos usar uma técnica chamada Posicionamento de Keyword. Ela é tão, mais tão importante, que eu diria para focar nisso desde o começo. Quer um bom motivo? Já conquistei ranking´s altíssimos com domínios recém criados em menos de 2 semanas batendo sites de peso apenas com essa técnica.
A lógica é simples: o usuário vai procurar esse assunto e ele NÃO vai digitar o nome do seu site ou muito menos outras coisas que você irá por no seu titulo. Então coloque sua keyword já como primeiro termo do seu título. É arrasador. Alinhado com a description e a URL, é praticamente uma técnica xiita de SEO.
Voltando ao conteúdo, ajuste os termos importantes, dê enfase com tags bold STRONG lembre também que existem diferenças entre elas, como comentei em meu podcast de seo o SEOCast anteriormente. Lembre de linkar para páginas confiáveis, entenda que link é um voto e não importa que você vote numa página com PageRank 10, ela provavelmente nunca lembre que você existe então isso não irá te beneficiar, porém você sabe que está levando o seu visitante a uma fonte segura e confiável.
Não esqueça de segmentar seu conteúdo como um jornal, fazendo uso dos elementos HTML como os cabeçalhos, parágrafos, listas etc.
Lembre de não misturar estilo com informação. HTML é texto e nada mais, então não enfie tags font ou quaisquer outros elementos ultrapassados de HTML. Logo, estude webstandards + css se você irá desenvolver o site.
Linha de Montagem do Site
Junte a Arquitetura, os conteúdos criados e htmlzados, siga as diretrizes da AI com as categorias colocadas em um menu, desenvolva as meta tags. Só que não esqueça que a meta tag Keyword é ignorada pelo Google. Pois é, o Google não lê a meta tag keyword. O Yahoo até lê pra ver se tem alguma coisa que não esteja no conteúdo.
Lembre de ajeitar a meta de description em cada página ela é um elemento da sua página que tem um peso incrível. Tem também algumas metas legais para você brincar como a meta tag ICBM, onde você põe suas coordenadas geográficas, tão útil quanto o driver de disquete da sua máquina.
Mate a vontade de meta tags, afinal elas foram a percursora do Search Engine Optimization.
Lembre de usar algumas tags atipicas do HTML como <address> para o seu endereço. E também algumas novidades como os Microformats, pode ser seu diferencial daqui uns anos.
Não repita títulos, nem descrições. Se todas as suas páginas (url´s) tiverem as mesmas informações de meta tag pode afetar seu rank. Aqui vai a primeira lição que um analista SEO deve aprender: Cada página é uma página.
Revisão do Wireframe
Agora é uma boa hora pra você ver tudo que fez até aqui. Não corra o risco de por a pia da cozinha no seu quarto. As vezes acontece, é tanta coisa que tudo se perde na hora da montagem. Entenda que o Robô dos mecanismos de busca agem como os usuários normais, ele vai seguindo os links da maneira como você propôs e se você errou nesse caminho, você comprometeu o que eu chamo de fluxo de informação em SEO. É como se a porta de entrada da sua casa desse no banheiro e aí o visitante tivesse que sair, dar a volta na casa, entrar pelos fundos e finalmente chegar a sala. Ele vai sair com uma má impressão e isso vai prejudicar sua popularidade. Bingo! Se você estragar esse fluxo o seu peso nos mecanismos de busca é afetado. Talvez não seja tão alarmante o seu erro, mas, em uma grande concorrência qualquer cabeçalho pode fazer a diferença por um rank.
Detalhes Extras de Otimização
Crie o robots.txt que vai definir o que o robô deve indexar ou não.
Faça o seu sitemap ajudando ao robô saber o que é o que.
Inclua seu site nas ferramenras de webmaster de cada mecanismo, sempre tem coisas úteis como removedor de url´s.
Enfim, essa seria uma mini metodologia de trabalho. É como eu trabalho hoje e espero ter contribuído com a visão de vocês no SEO. Um abraço a todos.