iMaster Developers

Frederico Madeira

Frederico Madeira

é mestrando em Ciência da Computação na UFPE, Administrador de Redes, LAN / WAN, Engenheiro de Telecomunicações, com especialidade em VoIP e professor universitário de Linux. Mantém seu blog em www.madeira.eng.br
  • Publicou
    9
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    8100
    Vezes
    eye
  • Desde
    2011
    clock
awardArtigos Publicados
Frederico Madeira
DevSecOps
Habilitando o Filtro de Spam no Evolution

Para permitir que o Evolution faça a filtragem de spam nas mensagens que cheguem em suas contas de e-mail, é necessário instalar o plugin do spamassassin para habilitar esta funcionalidade.Para instalá-lo, siga o passo abaixo (como root):No Fedora: [root@localhost ~]# yum install evolution-spamassassin No Ubuntu: sudo apt-get install spamassassin Após a instalação do plugin, reinicie…

Frederico Madeira
DevSecOps
Instalando o Asterisk no CentOS 5.3

Uma orientação para a instalação e preparação de um servidor para rodar um PBX IP completo através do Asterisk, que por sua vez já estará pronto e com suporte a placas TDM (E1, FXS, FXO) através de placas que podem ser instaladas em seu computador. Embora o foco aqui seja na distribuição CentOS, seus procedimentos…

Frederico Madeira
DevSecOps
Imposto de Renda 2008 no Fedora 8

Como já é de costume, a Receita Federal libera todo ano uma versão em Java do seu programa para Declaração do Imposto de Renda e é justamente essa versão que usamos no Linux. Tanto o IRPF 2008, como o Receita Net (programa de transmissão da declaração), estão disponíveis no site da Receita Federal. Mas antes…

Frederico Madeira
DevSecOps
Adicionando uma nova área de Swap

Memória Swap é uma memória virtual, utilizada pelo Linux quando não existe mais memória RAM disponível no sistema. Normalmente, essa memória é uma partição que foi formatada para esse fim no momento da instalação do sistema operacional. Recomenda-se que essa memória possua 2x o tamanho da memória RAM do sistema. Supondo que, por algum motivo…

Frederico Madeira
DevSecOps
Permissão de Arquivos - Parte 02

Na primeira parte desse artigo foi explicado como as permissões são formadas. Nesta segunda parte iremos alterar as permissões dos arquivos e diretórios: 1. Alterando o dono de arquivo/diretório Através do comando chown é possível alterar o dono, bem como o grupo de um arquivo/diretório. Ex1: Alterando o dono da pasta teste [root@localhost Público]# chown…

Frederico Madeira
DevSecOps
Arpwatch - Detecte em sua rede ataques de Arp Spoofing/Arp Poisoning

Arpwatch é uma ferramenta que monitora a atividade em uma rede ethernet, mantendo atualizada uma tabela com endereços ethernet (MAC) e seus respectivos endereços IP. Essa ferramenta tem a capacidade de reportar via email certas mudanças. O Arpwatch é uma ferramenta importante na monitoração da rede contra ataques de Arp Poisoning ou Arp Spoofing, usados…

Frederico Madeira
Tecnologia
A Tecnologia VoIP

De acordo com Jeszensky, nos últimos anos, tem-se observado mudanças nas redes telefônicas convencionais. Os serviços tradicionais de telefonia, POTS (Plain Old Telephony System), estão dando lugar a modernização, integração de serviços e convergência entre dois tipos fundamentalmente diferentes de tecnologias: voz e dados. Através do modelo tradicional de telefonia, é praticamente inviável a convergência…

Frederico Madeira
Tecnologia
Gmail, agora com suporte a IMAP

O Gmail está ativando em seus servidores o suporte a IMAP (Internet Message Access Protocol), o que permite a visualização das mensagens contidas no Gmail, através de outros clientes de e-mail, como o Evolution, Thunderbird, Outlook, entre outros. A grande diferença entre o uso de POP e IMAP, é que através do IMAP, suas mensagens…

Frederico Madeira
Back-End
Abrindo arquivos DAA no Linux

Daa é uma extensão do programa Power Iso, e felizmente existe uma versão para Linux do programa. Através dos passos abaixo é possível extrair o conteúdo de um arquivo daa 1. Baixando o programa: $ wget http://www.poweriso.com/poweriso-1.1.tar.gz $ tar xvfz poweriso-1.1.tar.gz Será gerado o arquivo poweriso 2. Link simbólico $ ln -s poweriso /usr/bin 3….

Publicidade