Os GIFs animados são um dos formatos mais antigos da Internet. Sua imbatível capacidade de produzir um impacto emocional no assinante faz deles o meio ideal para captar a atenção e potencializar a taxa de cliques. Descubra no artigo a seguir como incorporá-los à sua campanha de e-mail marketing.
O que é exatamente um GIF animado?
Um GIF animado (do inglês: Graphics Interchange Format) é uma repetição de imagens em sequência simulando uma fotografia em movimento que não para – jamais. Ele capta imediatamente a atenção e gera por alguns segundos uma espécie de efeito hipnótico-dependente incontornável.
Eles existem faz muito tempo. No entanto, recentemente tornaram-se mais relevantes devido à utilização em diferentes formatos como memes, blog posts etc. Mas eles são realmente benéficos no e-mail marketing? Veja a seguir as razões pelas quais você deveria incluir os GIFs em suas campanhas!
Benefícios de incorporar GIFs animados a sua campanha de e-mail marketing
Hoje em dia captar a atenção online de uma pessoa por mais de um minuto é um grande desafio. Incorporando GIFs animados em nossas campanhas, podemos gerar um impacto visual adicional no leitor, ajudando a destacar a nossa mensagem e produtos de forma criativa. Abaixo os principais benefícios:
- Tempo: Com a ajuda de um designer gráfico você poderá criar um GIF animado de maneira simples e sem perder muito tempo;
- Espaço: Apresente em uma só imagem toda a variedade de modelos e cores de um determinado produto, economizando espaço valioso do seu e-mail. Utilize esse espaço para que haja um maior descanso visual do leitor ou também para adicionar mais conteúdo à campanha;
- Emoção: Em tempos tão visuais como o que vivemos, uma imagem animada faz a diferença, gerando um impacto emocional no leitor e potencializando o CTR (Click-Through Rate).
Dicas para adicionar GIFs animados a sua campanha de e-mail marketing
As alternativas para incorporar GIFs animados em sua campanha são várias. Aqui apresento as principais formas para você explorar. Anota aí!
Anime seus títulos
O GIF animado é uma poderosa ferramenta publicitária e comunicacional. Adicione valor visual à sua mensagem de forma criativa e roube um sorriso de seu cliente. Nesta campanha de e-mail de Beyond Yoga você pode ver como explorar este recurso para seus títulos e peças em geral.
Destaque a variedade de modelos e cores do seu produto
Mostre ao seu cadastrado os distintos motivos e variantes do seu produto que há para escolher. Veja dois bons exemplos de empresas que souberam como fazer suas campanhas mais criativas e divertidas através de um GIF: aqui você pode ver a peça da empresa de roupas OshKosh B´Gosh e aqui a da Dell.
Utilize o truque da contagem regressiva
Incorpore uma contagem regressiva ao seu e-mail e gere expectativa no seu mercado objetivo. Esta tática pode ser muito útil em 2 casos: promoções por tempo limitado e lançamento de novos produtos como tem feito a Lander nesta campanha.
Exalte o CTA (Call To Action)
Ao animar o CTA, você ajudará a destacá-lo ainda mais, fazendo com que o olhar do cadastrado se direcione naturalmente até o movimento do GIF. Aqui você pode ver um exemplo da empresa brasileira Mash.
Tenha em conta que utilizar vários GIFs animados em um mesmo e-mail pode sobrecarregar o leitor e prejudicar os resultados de sua campanha. Use-os moderadamente incluindo 1 ou 2 animações como muito.
O que você opina a respeito? Já incorporou os GIFs animados em suas campanhas? Comece a explorar novas alternativas para seu negócio!