AWS

18 dez, 2013

Estudo de Caso AWS: Agência Trii

Publicidade

Hoje temos o prazer de publicar mais um estudo de caso sobre a utilização da Nuvem da Amazon Web Services. Se você também quer contar sua história para nós, entre em contato conosco!

O caso é da Agência Trii, uma empresa prestadora de serviços Web, Marketing Digital, Design e Consultoria em Infraestrutura.

6a00d8341c534853ef019aff78d8b6970c

Rafael Ramos, sócio-diretor da Agência Trii, nos conta abaixo um pouco mais sobre a empresa e como utilizam a nuvem da Amazon
Web Services.

“Nós da Agência Trii atuamos com o desenvolvimento de Web (focados em WordPress), Marketing Digital, Design e também com consultoria em infraestrutura Amazon Web Services. Também somos desenvolvedores da SuaRede, a primeira plataforma
brasileira de rede social corporativa.

Antes de sermos parceiros da AWS, tínhamos o grande desafio de desenvolvermos uma oferta personalizada de consultoria em
infraestrutura cloud (Cloud36) que nos suportasse quanto a elasticidade, confiabilidade e segurança das informações, que eram os requisitos que faltavam nos provedores tradicionais.

Todos os nossos sites e soluções de clientes utilizam da estrutura da Amazon Web Services. Os clientes que optaram por ter suas
soluções conosco, utilizam de todos os benefícios da Nuvem da AWS.

Atualmente as empresas precisam de novas aplicações e sem onerar ainda mais os seus custos com TI. Neste cenário, o caminho natural é a migração para a nuvem pois, além do custo baixo, podemos escalar de acordo com a demanda de cada um de nossos clientes.

Com a adoção da Amazon Web Services, solucionamos vários problemas que antes existiam, como por exemplo, as repetidas quedas nos sites. Antigamente tínhamos uma taxa de interoperabilidade (capacidade de comunicação de um sistema) real de aproximadamente 95% e hoje atingimos números próximos à 100%.

Em nossas soluções utilizamos os seguintes serviços da AWS: Amazon Route 53, que faz a gestão dos domínios; Amazon
Elastic Cloud Compute
 (Amazon EC2) com o  Auto Scaling do Amazon CloudWatch, suportando nossas aplicações; o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) utilizado para armazenar os nossos arquivos estáticos; o Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) evoluindo com nosso banco de dados MySQL e o Amazon Simple Email Service (Amazon SES) como sendo o nosso serviço confiável de entrega de e-mails a partir dos sites.

Também utilizamos como base de todas as nossas aplicações o WordPress, linguagem PHP, Banco de Dados MySQL, APC como solução
de cache e Nginx como web server. Abaixo está o diagrama de nossa solução utilizando os serviços da Amazon Web Services:

6a00d8341c534853ef019aff78d8bb970c

Em meados de outubro de 2012, tínhamos tomado a decisão em avaliar a AWS. A partir deste momento realizamos um trabalho de
diagnóstico o que durou aproximadamente 3 meses. Depois disso, decidimos migrar definitivamente toda a nossa infraestrutura em janeiro de 2013, completando a migração em maio.

Foram inúmeros os benefícios trazidos pela AWS, mas podemos citar os principais; os que realmente tiveram relevância em nosso
negócio. São eles: redução média do tempo de entrega de 6s para 2s; uma constante de 20 mil acessos diários em todos os sites, podendo ter picos de até 50 mil acessos; uma grande redução de aproximadamente 40% nos custos com a infraestrutura.

Certamente houve muitos momentos de aprendizado. O principal: mensure, mensure e mensure. Os gastos com TI muitas vezes são
obscuros e mensurando os custos antes e depois lhe mostrará se a decisão foi ou não a melhor. Em nosso caso, tínhamos alguns clientes demandando melhorias de infraestrutura, momentos de pico com entregas mais demoradas e a sensação de que pagávamos muito caro por algo que não usávamos 100%. A parceria com a Amazon Web Services nos proporcionou entregar, aos nossos clientes, confiabilidade e a garantia que seus processos críticos estarão no ar quando mais precisarem e, o primordial, sabemos que pagamos o preço justo pelo que usamos.

Como planos futuros pretendemos lançar uma aplicação mais robusta, ainda no ano de 2013, utilizando toda a infraestrutura da Amazon Web Services”.

E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS. Aproveite também para nos contar a sua história, entre em contato conosco!