Back-End

11 jun, 2015

Visual Basic 14 – Novidades da nova versão: interpolação de strings

Publicidade

O Visual Basic 14 é a mais nova versão do Visual Basic ou VB .NET, e será lançado como parte do Visual Studio 2015. Essa versão foi reescrita do zero em cerca de 1,3 milhão de linhas de código e, segundo a Microsoft, a equipe aproveitou para reescrever a repensar todas as partes do Visual Basic.

No primeiro artigo, eu abordei o tópico: Visual Basic 14 – Novidades da nova versão: refatoração embutida. Hoje veremos o novo recurso para interpolação de strings.

Recursos usados:

Melhorando a experiência de codificação: a interpolação de strings

Para realizar a interpolação de strings nas versões anteriores do Visual Studio, podemos usar String.Format ou o operador & para concatenar strings.

Assim, na versão do Visual Studio 2013, podemos usar String.Format e o operador &, para realizar a seguinte interpolação:

vbn_nov1441

É assim que String.Format funciona e é assim que fazíamos para realizar a interpolação de strings.

Veja como ficou na versão 2015 (ainda na versão CTP) usando o recurso $:

vbn_nov1442

O resultado final é o mesmo, mas comparando a sintaxe usando String.Format (e a concatenação com o operador &) com sintaxe usando $, concluímos que ficou mais fácil digitar e entender:

tabela1
Nota: Eu poderia também usar a concatenação de strings conforme mostrado acima.

Usando um exemplo mais complexo e comparando as sintaxes usadas no VS 2013 e no VS 2015, temos:

tabela-2

Exemplo retirado de https://roslyn.codeplex.com/discussions/540869.

Assim, a nova versão é uma substituição completa de String.Format, com a cultura e tudo, para resolver a bagunça que você encontra quando existem muitos argumentos posicionais.

Além disso, ela fornece uma maneira rápida de fazer a concatenação invariant-culture para uso na composição de strings para passar para outras APIs.

Com isso, podemos ensinar a concatenação de strings para iniciantes sem ter que abordar a verborrágica sintaxe de String.Format.

Verifique o recurso em seu próprio código e imagine as possibilidades. Codificar vai ficar mais fácil e intuitivo.