Microsoft Azure

1 dez, 2014

Política das Portas Abertas: Jacob Rossi fala sobre a abertura do Internet Explorer

Publicidade

microsof_openness-template

Jacob Rossi, gerente de desenvolvimento do Internet Explorer, quebrou as regras para conversar com a gente sobre a sua perspectiva sobre a abertura de códigos da Microsoft.

Por que você sente que a abertura de código é tão importante para o seu trabalho na Microsoft?

A abertura do código de nosso trabalho é melhor para os desenvolvedores. Quando compartilhamos o nosso código e nossa plataforma, permitimos aos desenvolvedores antecipar e planejar as tecnologias que futuramente virão para a web. Também descobrimos que através do compartilhamento de prioridades da nossa equipe e tendo uma comunicação aberta por meio de canais como os chats @iedevchat a cada mês, temos um termômetro para saber se estamos no caminho certo com o que nossos clientes querem e podemos proporcionar maior conhecimento sobre como nossa equipe trabalha para tornar a web melhor.

Qual tem sido sua experiência mais memorável sobre códigos abertos da Microsoft, seja trabalhando em um projeto específico ou participando de um evento em particular?

O status.modern.IE foi uma explosão! Tudo começou com a simples ideia de compartilhar o nosso código e mostrar sua evolução através de nosso processo de planejamento, e isso se tornou um ciclo tendo como retorno um excelente feedback da comunidade de desenvolvimento web. Desde a estreia do status.modern.IE, não só recebemos um ótimo feedback sobre o site e nosso código, mas outra coisa fantástica aconteceu: ele começou a provocar conversas sobre os recursos emergentes, tais como a especificação do objeto RTC ou CSS Scrolling snap Points. Isso é exatamente o que estamos tentando realizar por ser mais abertos. Queremos melhorar a comunicação e nos engajar ainda mais com a comunidade de desenvolvimento web como um todo, e o código aberto aberto fez isso acontecer.

Qual é a sua inovação tecnológica favorita?

Estou realmente animado sobre o que está acontecendo com as interfaces naturais. Ao longo dos últimos três anos, passei muito tempo pesquisando sobre como podemos realmente fazer deslizar os dedos através de uma folha de vidro e realmente sentir como se estivéssemos movendo uma página. Além disso, a oportunidade de colaborar com o Kinect realmente abriu meus olhos sobre a forma como a computação pode ser mais pessoal e natural através de novos formatos e modalidades de entrada de informações. Há uma mudança de conceitos que está acontecendo, e ela é muito maior do que a computação apenas touch. Eu mal posso esperar para ver para onde a Microsoft e a comunidade levarão essa tecnologia daqui em diante.

Como você vê o espírito da abertura de código mudando a maneira como a Microsoft faz negócios?

Em última análise, acho que ser mais aberto em toda a empresa nos ajuda a construir melhores produtos para nossos clientes. Construir um ótimo software para centenas de milhões de pessoas é um desafio (mas é divertido!). Eu tenho o privilégio de trabalhar com alguns dos melhores especialistas no assunto de todo o mundo e, juntos, chegamos a algumas grandes ideias. Mas sabemos que não temos uma bola de cristal para saber o que essas centenas de milhões de pessoas querem, e assim o feedback aberto e permanentes laços com nossos clientes vão ajudar a construir uma tecnologia melhor para todos. Nós estamos apenas começando, então estou animado para ver como isso irá se desenrolar a longo prazo.

Onde você percebe que faz o seu melhor trabalho?

Eu obtenho meu melhor resultado de onde eu estiver. Estou sempre em movimento em torno do trabalho com os meus colegas. Há um certo efeito sinérgico que acontece quando se trabalha com os outros que é realmente positivo para mim. Tenho um laptop que posso levar comigo, e por isso não é incomum para mim trabalhar a partir da cafeteria no nosso edifício ou do escritório de outro engenheiro, enquanto nós resolvemos algum problema.
Recebo melhores feedbacks de conferências de desenvolvedores. Recebo insights poderosos trabalhando diretamente com os clientes, ouvindo o que as pessoas estão fazendo com os nossos produtos e estabelecendo relações com a comunidade web. Toda vez que eu saio do meu escritório e vou trabalhar com desenvolvedores web cara a cara, aprendo algo novo que me ajuda a fazer meu trabalho melhor.

Se você conhecesse alguém que é cético sobre o compromisso da Microsoft com a abertura de código, o que diria?

Diga-nos o que você quer que façamos do nosso lado para que sejamos ainda mais abertos! Acho que bons exemplos da abertura de código são o WinJS e o compilador Rosalyn .NET, ou o lançamento do status.modern.IE. Estes são claros exemplos do progresso que estamos fazendo, mas gostamos de receber feedback e sugestões para o que nós poderíamos fazer melhor (como ir para os Estados Unidos em um @iedevchat), e isso acabará por ajudar nas mudanças que virão.

Seja aberto com a gente: diga um fato sobre você que as pessoas podem se surpreender ao saber.

Eu amo tocar piano. Tenho tocado por mais de 20 anos, e essa é a minha maior paixão fora da tecnologia. Eu decidi quando fui para a faculdade que não queria que meu hobby com a música se tornasse meu trabalho. Mas agora estou pensando sobre como posso combinar essas coisas juntas. Talvez eu possa fazer algo legal com Web Audio?