Como parte de uma empresa de aumento de equipe de TI remota com escritórios físicos em diferentes países nas Américas, o trabalho remoto com um toque de abordagem híbrida há muito tempo faz parte da nossa estrutura diária. Nossas equipes e nossos clientes estão espalhados por todo o continente!
Com esse modelo de trabalho exclusivo, colhemos os benefícios do crescimento contínuo e de inúmeras conquistas e prêmios. Este artigo é uma visão geral das considerações de trabalho remoto flexível para o sucesso corporativo em 2023.
Onde o trabalho remoto está neste ano
As últimas estatísticas de trabalho remoto de 2023 confirmam que 98% dos trabalhadores desejam trabalhar remotamente, enquanto apenas 16% das empresas e menos de 13% dos funcionários em tempo integral o fazem atualmente. De acordo com essas tendências, 22% da força de trabalho acessará uma cobiçada capacidade remota até 2025, e aproximadamente 57% das pessoas estão dispostas a deixar um emprego se o trabalho remoto for removido. A TI também está no topo da lista em setores capazes de trabalho remoto, principalmente graças à sua natureza digital.
Por outro lado, um artigo da CEOWorld Magazine citando uma pesquisa da Harris Poll confirma que “um horário flexível agora é mais importante para quem procura emprego do que as contribuições de aposentadoria do empregador e o PTO ilimitado”. As pessoas querem liberdade e flexibilidade no trabalho agora.
No entanto, há uma grande diferença entre ser flexível e a verdadeira autonomia que as pessoas desejam. “É essa capacidade de responder em tempo real tanto a desenvolvimentos inesperados da vida quanto a preferências pessoais de agenda que realmente determina se um funcionário vivencia a flexibilidade”, escreveu o autor Joe Mull.
Um ambiente de trabalho orientado a resultados (ROWE) é, além disso, essencial, pois “dá aos funcionários a flexibilidade e a escolha que eles desejam”. Garantir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional significa deixar que as pessoas cuidem de suas vidas tanto quanto de suas funções.
Principais benefícios que tornam o trabalho remoto tão popular
Trabalhar de qualquer lugar com conexão à internet é um benefício comum para equipes virtuais. A maioria realiza operações em fusos horários diferentes para uma cobertura mais ampla com impacto ambiental reduzido, menor pegada de carbono e consumo de energia. No entanto, o trabalho remoto também provou aumentar a produtividade e melhorar a vida das pessoas.
Este ano, a London School of Economics Business Review adicionou retenção de talentos e redução de absenteísmo aos benefícios do trabalho remoto, ao mesmo tempo em que nos lembrou dos efeitos persistentes da Covid no esgotamento, ansiedade e estresse.
Melhoria na satisfação dos talentos
As estatísticas de trabalho remoto de 2023 citadas anteriormente confirmam que os trabalhadores remotos ganham em média US$ 19.000 a mais do que aqueles no escritório. Pessoas que trabalham em casa podem ter tempos de deslocamento mais curtos, passar mais tempo com a família e amigos e aproveitar a flexibilidade geral que vem com a auto-organização e a capacidade de trabalhar de qualquer lugar.
Um conjunto de talentos mais amplo
Um negócio remoto pode operar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Você deve contratar com base em habilidades e experiência, em vez de locais fixos. No nosso caso, esse modelo nos permitiu acelerar consideravelmente nosso time-to-market.
Antes do trabalho remoto, poderia levar cerca de três meses para encontrar um engenheiro com as habilidades precisas de que precisávamos. Agora, conseguimos diminuir esse tempo para uma média de cerca de oito dias para localizar um candidato sênior. Isso é uma vantagem de cerca de 80 dias. Indústrias de nicho podem lucrar especialmente com isso.
A diversidade da força de trabalho é outra grande vantagem, pois funcionários com diferentes origens, experiências e perspectivas são incorporados — uma ótima base para inovação e criatividade.
Como Conceder Autonomia às Equipes por Meio do Trabalho Remoto
Comece com uma base de confiança e transparência. Não pesquise as teclas digitadas ou os horários precisos de entrada e saída de um trabalhador. Em vez disso, apoie as pessoas que estão no seu melhor para fazer o que sabem fazer melhor.
No nosso caso, temos simplificado nosso processo de recrutamento nos últimos cinco anos e desenvolvido conhecimento interno das habilidades precisas de que precisamos e como melhor avaliar os candidatos. Trabalhamos com os talentos mais experientes em toda a região, garantindo que eles tenham o que é necessário para fazer seu trabalho corretamente e confiando que eles entregarão. Fazer isso nos deu resultados incríveis.
Você deve administrar uma organização centrada nas pessoas, focada no desenvolvimento e no crescimento, incluindo sessões de acompanhamento constantes com suas equipes por meio de vários pontos de contato.
Presença opcional no escritório e engajamento de talentos
Espaços de escritório opcionais podem ajudar o modelo remoto de diversas maneiras. Na minha empresa, o comparecimento ao escritório é totalmente opcional. Realizamos iniciativas direcionadas neles para agregar valor ao nosso talento, o que apoia ainda mais nosso engajamento de talentos, benefícios, formação de equipe, grupos de afinidade e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Como trabalhamos em espaços de escritório menores para reduzir os custos de serviços públicos e outros serviços, isso também reduz as despesas gerais usuais do escritório.
Considere se sua empresa pode implementar algo semelhante.
O que fazer se o seu negócio não estiver funcionando bem remotamente
Estruture e gerencie o trabalho sendo claro sobre as expectativas. Verifique se sua equipe está perdendo equipamentos e recursos essenciais. Eles entendem claramente as necessidades do negócio e o desempenho individual e coletivo esperado?
Agilizar os fluxos de trabalho tem sido essencial para muitas de nossas equipes, cada uma decidindo como agrupar e estruturar processos internos com base em KPIs coletivos e específicos da unidade. Também obtivemos grande sucesso em ter encontros presenciais frequentes para nos conhecermos e passarmos um tempo de qualidade juntos. Os relacionamentos mudam para sempre a partir desses encontros.
Orientando o trabalho remoto com empatia e cuidado
Liderança empática pode ajudar a construir um grande senso de inclusão no trabalho. De acordo com o Diretor de Recursos Humanos , “Os trabalhadores sentem que a empatia mútua entre os líderes da empresa e os funcionários leva ao aumento da eficiência (88%), criatividade (87%), satisfação no trabalho (87%), compartilhamento de ideias (86%), inovação (85%) e até mesmo receita da empresa (83%).”
No final, as pessoas só querem estar no seu melhor, mais produtivas e seguras. Para muitos, isso pode ser em casa, em movimento, indo ao escritório às vezes ou uma mistura de tudo. Vamos dar a eles o que precisam para ter sucesso.
Artigo escrito por Giuliana Corbo para Forbes, publico em 14 de setembro de 2023. Texto original
Giuliana é CEO da Nearsure , uma empresa de soluções tecnológicas nearshore com foco em trabalho remoto.