Tecnologia

26 mar, 2009

XenServer: O VMware ESXi killer

Publicidade

Eu sou um fã declarado dos produtos VMware e acho que o lançamento do VMware ESXi gratuito foi um passo decisivo na popularização da virtualização em ambiente corporativo.

Qual é o tipo de reação da concorrência depois disto? Lançar um produto ainda melhor! Eu já falei há algum tempo do XenSource Server. Ele foi o primeiro produto de virtualização gratuito que era instalado diretamente no hardware. Justamente para ser contraponto a este software que o VMware ESXi gratuito apareceu. Agora a Citrix, que é dona do produto, lançou o XenServer “full” gratuito. Ela não cobra o software e espera ganhar dinheiro vendendo suporte, caso o cliente necessite.

A Citrix deve ter achado que nunca conseguiria alcançar o VMware e o apelo de um produto gratuito mas com suporte pago, traria mais faturamento para a empresa do que o modelo tradicional licenciamento + suporte.

Dentre as vantagens do XenServer em relação ao VMware ESXi, as principais são:

  • Console centralizada que possibilita a administração de vários servidores Xen de um único ponto. Em uma solução VMware você precisaria comprar o Virtual Center, que não custa barato.
  • Possibilidade de mover máquinas virtuais entre servidores com Xen sem desligá-las. Uau! Este produto é chamado Live Motion e seu equivalente, o VMotion em instalações VMware, só está disponível nas versões pagas.
  • Possibilidades de máquinas virtuais com até 8 processadores. Em qualquer versão do VMware o máximo é 4.

Claro que o VMware ainda está muito longe dos concorrentes (pessoalmente acho que uns três anos a frente do XenServer e seis anos em relação ao Hyper-V da Microsoft), tendo alguns recursos que os outros “players” ainda estão correndo atrás (como o Storage VMotion que possibilita mover os discos da máquina virtual com ela ligada), mas o XenServer, das opções gratuitas, é disparada a melhor.

Artigo originalmente publicado no Blog do Vicente