Tecnologia

20 mar, 2009

Série objective-C 03 – Exercícios de fixação

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Leia os artigos anteriores

Série Objective-C 01 – Conceitos iniciais e primeira aplicação via Console Texto
Série Objective-C 02 – Primeira aplicação compilada via XCode

Nos dois primeiros artigos, criamos uma aplicação básica e compilamos na linha de comando editando o texto com o VIM e usando a IDE XCode via interface gráfica. Em relação a edição ficará a criterio de cada um, seja usando o Vim, XCode ou outro editor que se sentir mais confortavel.

– Usuários Linux e Windows
Outro detalhe que gostaria de falar é em relação aos usuários de Windows e Linux. Estes poderão acompanhar os artigos e compilar os programas com as respectivas ferramentas de cada sistema. No Linux poderão usar o GCC, e o Mingw no Windows. Nestes artigos iremos nos focar no objective-c que é linguagem-base para que possamos mais tarde usar o Cocoa e desenvolver softwares para Mac, Iphone e Ipod.

– Tutorial instalar objective-c ubuntu

Quem puder ajudar, pode colocar nos comentários ou fazer um roteiro da instalação do objetive-c no Linux e no Windows.

A fim de fixar o aprendizado irei colocar alguns programas pequenos para analisarmos. 


# Para compilar no terminal

macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ gcc program2.m -o program2 -lobjc

# Executar o programa

macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program2 

Primeira linha

Segunda linha

Entendendo o programa

Esta linha permite usar as funções da biblioteca stdio.h, no caso a função printf  #import  “<stdio.h>”

As linhas precedidas pelo simbolo / são comentários e portanto ignoradas pelo compilador

// Desenvolvido por Pierre Freire

// E-mail: blog@pierrefreire.com.br

// Versao: 0.01

// Nome: program2.m

Esta linha demarca o inicio da função main que coloca o programa em funcionamento.

O int no inicio é um contrato onde a função se compromete a retornar um valor inteiro. ela é chamada com dois parametros:  o primeiro é o número de argumentos que serão passadosvia linha de comando e o outro quais são estes parametros ( veremos mais adiante )

int main (int argc,const char *argv[])

As chaves delimitam o corpo do program.

{}

A
função printf imprime a string entre aspas, o n é um caractere de
controle que indica uma quebra de linha, ou seja no exemplo a string
“Segunda linha, sera impressa na outra linha, por causa do n.

printf(“Primeira linhan”);

printf(“Segunda linhan”);

Finaliza
o programa retornando o inteiro prometido no inicio da funcao main o 0
é um código que o programa retorna geralmente para informar que ele
terminou com sucesso.

return 0

# Compilar o programa

macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ gcc program3.m -o program3 -lobjc

# Resultado do programa

macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program3 

26

#Novidades

A
novidade nesta linha é que a função printf agora tem dois argumentos (
parametros ), o primeiro dentro da string temos o caractere de controle
%i que indica que o proximo argumento a ser impresso é um inteiro e o
n que todos já conhecem né, para ele saltar para a próxima linha.

printf(“%in”,22+4);

# Compilar o programa

macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierreINSERT:CONTENT:ENDnbsp;gcc program4.m -o program4 -lobjc

# Resultado do programa

macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program4 

Media calculada –> 8.500000

# Novidades

Neste
programa a novidade que usamos variáveis pela primeira vez, criamos três
variáveis do tipo float. Este tipo permite que a variável guarde
valores que tenham casas decimais, como 8.5 por exemplo. Eles foram
declaradas e inicializadas com um valor fixo cada uma.

A média foi armazenada baseada no valor de nota1 e nota2.

A Linha printf agora mudou um pouco. No primeiro argumento imprimos a string:

Media
calculada —> e informamos que o segundo parâmetro a ser impresso
seria do tipo float com o caractere de controle %f e on para saltar
para próxima linha.

Existem mais detalhes a
serem vistos em relação a variáveis e outros aspectos. O principal
objetivo deste exercício é fixar a aprendizagem com a edição dos
códigos e uso do compilador.

No próximo artigo falaremos um pouco sobre orientacao a objeto e daremos os primeiros exemplos de uso no objective-c.

Observação: os programas em objective-c devem ter a extensao .m

Enquanto isso, estudem e continuem mandando e-mail para trocarmos informações. Enviem feedback, por e-mail ou pelos comentários, para que possamos aprimorar os próximos artigos.

Abraços.