Tecnologia

6 mar, 2009

Série Objective-c 02

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Neste segundo artigo iremos compilar a nossa aplicação usando o XCode, esta IDE que é padrão no desenvolvimento de aplicações para o mundo Apple. Postem seus comentários e dúvidas para que possamos ir aprimorando os próximos artigos. Vamos ao texto.

Artigos da série

Série Objective-C 01 – Conceitos iniciais Primeira aplicação via Console Texto

Configurando um ambiente de desenvolvimento para Mac, iPhone e iPod

Objetivos

Compilar programa objective-c com o XCode

No artigo anterior, criamos e compilamos a nossa primeira aplicação em objective-c via console em modo texto. Hoje iremos conhecer o básico para compilar a mesma aplicação usando o XCode, a IDE oficial para desenvolvimento no mundo Apple.

01 – Abrindo o Macintosh HD

Na área de desktop (mesa) você clica no ícone do Macintosh HD conforme figura abaixo:

02 – Acessando a pasta Developer

O Xcode está instalado na pasta developer, como pode ver abaixo, clique para ela expandir

03 – Localizando e executando o XCode

Dentro de Developer na pasta Application você encontrará o Xcode, clique para ele iniciar, veja na figura abaixo:

04 – Tela inicial do XCode

A tela inicial do XCode será aberta, tem algumas opções criar aplicação, feche esta janela.

PS: close this window

05 – Barra do Docs, o XCode é o símbolo do martelo, veja abaixo:

06 – Executando o XCode a partir do Docs, clique no ícone do martelo veja a figura:

07 – Criando um projeto no Xcode

Vamos criar o nosso primeiro projeto, no menu superior perto da maçã, escolha File / New Project, como mostra a figura abaixo:

08 – Escolhendo um template (modelo) de projeto.

Nesta tela temos vários templates, para desenvolvimento de aplicações para Iphone e Mac OS X. No nosso caso vamos escolher Mac OS X / Command Line Utility / Foundation Tool.

Estamos informando que estamos criando uma aplicação de console e que irá usar as classes existentes na Foundation Tool. (iremos ver mais detallhes em outros artigos). Veja a figura abaixo:

09 – Escolhendo um nome para o projeto

Agora nesta tela, podemos escolher em que pasta e qual será o nome do projeto, no exemplo ele ficará na pasta curso-objectiveC e terá o nome de firstApp. Conforme a figura.

10 – Tela de gerenciamento do projeto no Xcode

O Xcode exibe a tela de gerenciamento de projeto, selecione o arquivo firstApp.m, conforme mostra a figura. Você irá notar que ele já traz um código pronto para se trabalhar com a foundation. Mas no nosso caso queremos executar o programa que fizemos no artigo anterior. Apague o código escrito.

11 – Digitando o nosso programa

Agora selecione o firstApp.m e digite o código da aula anterior. (azul)

#import

int main (int argc, const char *argv[])
{
   printf ("Primeiro programa em objective-c \n");
   return 0;
}

12 – Configurando o XCode para executar o programa em modo console (texto)

Clique em Preferences, conforme a tela abaixo:

13 – Configurando preferências para executar em modo console.

Depois de clicar nas preferências selecione DEbugging e na opção On Start: selecione Show Console.

Agora use Apply e OK

14 – Executando o programa

Nesta tela, agora clique no ícone do martelo em Build and Go

15 – Salvando o projeto

Cada vez que executar um programa ele pergunta se deseja salvar as alterações feitas para

que estas sejam compiladas. Responda Save All.

16 – O resultado do programa na console.

Bem, já fizemos o nosso primeiro programa e escrevemos e compilamos usando o modo console e outra versão com o XCode.

É importante conhecer os dois caminhos. O XCode será de muito valia quando estivermos usando a Cocoa e o ambiente gráfico.

Fiquem à vontade para me mandar e-mail e postarem nos comentários. Em breve teremos o artigo número 3.

Abraços a todos.