Uma opção que temos disponível é o Docker Swarm que muitas vezes conversa melhor com a necessidade da empresa em questão. A seguir motivadores…
we are developers
- Publicou12Artigo(s)
- Visualizados14400Vezes
- Desde2018


Nesse artigo tenho como objetivo contar um pouco de como está sendo a utilização da Spot by NetApp. Importante analisar que a Spot tem um monte de produtos voltados para cloud, quero analisar apenas o Elasticgroup que é o produto da Spot voltado para gerenciar as instâncias EC2, similar ao AutoScalingGroup(ASG) da AWS. OBS: Sempre…

Nesse artigo quero compartilhar uma dica bem valiosa que adotamos na Convenia. Nossa stack é composta de microsserviços, e utilizamos extensamente MongoDB e RabbitMQ, esse último para comunicação entre os serviços, como mostrado neste post. Toda infra da Convenia roda dentro da AWS, e a AWS não tem uma boa opção gerenciada de MongoDB ou RabbitMQ,…

Para garantir a padronização das aplicações e facilitar o trabalho do dia a dia, na Convenia, utilizamos uma imagem base para todas as aplicações. O proposito desse post é mostrar as vantagens dessa abordagem e como criar suas aplicações a partir dessa imagem. Porque padronizar a imagem base? Na Convenia temos uma stack bem homogênea quase que inteiramente…

Atualmente existem ferramentas que nos ajudam a executar containers em produção e a maioria delas trazem funcionalidades preciosas como “Health Checks”, “Limite de recursos” e até mesmo prometem um deploy “Zero Down Time”, o foco deste post é nesse último Item. Na Convenia utilizamos o Docker Swarm para gerenciar alguns containers em produção e o Docker Swarm entrega esse…

Event driven: Já expliquei como funciona uma arquitetura orientada a eventos. Hoje pretendo me aprofundar mais nesse assunto.

Event driven: arquitetura difundida em microsserviços por promover desacoplamento entre os diferentes serviços. Vou expor como usamos e o que usamos.

Nesse post vou falar um pouco sobre como utilizamos MongoDB com o Laravel na Convenia e quais vantagens que ele nos trouxe com documentos embedados.

Event driven é uma arquitetura muito difundida em microsserviços por promover desacoplamento entre os diferentes serviços

Nossa aplicação de Folha é em Laravel, os exemplos que vocês vão ver são feitos em Laravel. Mas as técnicas podem ser reproduzidas em qualquer framework.