Este artigo tem um propósito diferente, tento explicar que a despesa com o frete da reversa não é o único nem o maior problema gerado por ela. Para tanto, penetro nos meandros operacionais do processo de reversa com dois objetivos: detalhar o “lado negro” objetivamente e difundir os bastidores do comércio eletrônico.
we are developers
- Publicou17Artigo(s)
- Visualizados28900Vezes
- Desde2010
Este artigo tem a intenção de mostrar o que deve ser considerado ao se expandir as categorias a serem ofertadas por uma loja bem sucedida de comércio eletrônico. Vamos dividir os fatores a serem considerados por área funcional: comercial, logística interna, logística externa, transportes e administração.
Com mais de uma década de existência no mercado nacional, o comércio eletrônico vai aos poucos estabelecendo seus próprios padrões operacionais. Em seus primeiros anos, o comércio eletrônico tomou emprestado o modelo funcional do varejo. Todavia, o acentuado aumento do nível de atividades (crescimento de mais de 30%) forçou mudanças profundas em quase todos os…
A credibilidade de uma loja virtual está intimamente associada ao cumprimento integral de suas promessas de entrega – a web store promete e o back-office cumpre.No Brasil, a captura de um pedido pela web store é muito mais cara do que em outros países, basta dizer que são necessários mil internautas entrarem no site para…
Neste artigo vamos apontar algumas das dificuldades vivenciadas por um mercado relativamente recente: os operadores logísticos. O foco do conteúdo abordado vai ser direcionado para logística interna. Como regra geral, os operadores não estão imunes à limitação básica de serviços terceirizados: o depositante quer pagar menos do que gasta e, o que é pior, quer…
No artigo anterior, começamos a descrever as variantes do back-office do comércio eletrônico impostas para atender às necessidades de mercado. Hoje, veremos mais duas variantes do comércio eletrônico: o B2B e o Clube de Compras. B2B Uma empresa que não atua no varejo (banco, indústria etc.) deseja distribuir mercadorias aos seus clientes ou colaboradores em…
Como se não bastasse o back-office do comércio eletrônico de grande porte tornar-se uma versão específica e ampliada do ERP tradicional, agora ele começa a ter suas próprias variantes.O objetivo deste artigo é descrever as variantes do back-office do comércio eletrônico impostas para atender às necessidades de mercado.Em geral, os desenvolvedores constroem aplicativos orientados a…
O objetivo deste artigo é explicar como o processo de expansão do e-commerce afeta as pequenas redes de lojas e distribuidores. Para isso, é necessário entender o processo básico de negócio do e-commerce. Com esta percepção é possível entender algumas das razões pelas quais as taxas anuais de crescimento das vendas do e-commerce têm sido…
O objetivo deste artigo é exemplificar o alto grau de integração entre os módulos que compõem o Back-office do comércio eletrônico. A redução do prazo de entrega e o encurtamento da cadeia logística obrigam que o processo de atendimento dos pedidos capturados pela Web Store seja praticamente contínuo. Vamos enfocar aqui particularmente o relacionamento entre…
Para um e-commerce, mentir sobre a data de entrega dos produtos passou a ser muito mais grave que anteriormente, não é verdade? A redução do prazo de entrega – um importante fator competitivo – passou a exigir gestão e processos muito mais complexos.No estado de São Paulo (Lei nº 13.747, publicada no DO-SP em 08.10.2009),…