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Fernando Di Giorgi

Fernando Di Giorgi

é fundador e sócio da Uniconsult Sistemas. Reúne mais de 30 anos de experiência administrativa e gerencial em empresas de desenvolvimento de sistemas e logística. É reconhecido por sua experiência na concepção e desenvolvimento de sistemas para comércio eletrônico de grande porte no Brasil, além de palestrante e conferencista de inúmeros eventos na área de E-commerce e Logística. É graduado em Matemática pelo IME-USP e pós-graduação em Administração pela FGV e em Análise Econômica pela FIPE-USP.
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awardArtigos Publicados
Fernando Di Giorgi
E-commerce
A complexidade das devoluções no comércio eletrônico

Este artigo tem um propósito diferente, tento explicar que a despesa com o frete da reversa não é o único nem o maior problema gerado por ela. Para tanto, penetro nos meandros operacionais do processo de reversa com dois objetivos: detalhar o “lado negro” objetivamente e difundir os bastidores do comércio eletrônico.

Fernando Di Giorgi
E-commerce
A expansão de categorias no e-commerce

Este artigo tem a intenção de mostrar o que deve ser considerado ao se expandir as categorias a serem ofertadas por uma loja bem sucedida de comércio eletrônico. Vamos dividir os fatores a serem considerados por área funcional: comercial, logística interna, logística externa, transportes e administração.

Fernando Di Giorgi
E-commerce
Particularidades da logística do e-commerce

Com mais de uma década de existência no mercado nacional, o comércio eletrônico vai aos poucos estabelecendo seus próprios padrões operacionais. Em seus primeiros anos, o comércio eletrônico tomou emprestado o modelo funcional do varejo. Todavia, o acentuado aumento do nível de atividades (crescimento de mais de 30%) forçou mudanças profundas em quase todos os…

Fernando Di Giorgi
E-commerce
Estoque: fator essencial na credibilidade do comércio eletrônico

A credibilidade de uma loja virtual está intimamente associada ao cumprimento integral de suas promessas de entrega – a web store promete e o back-office cumpre.No Brasil, a captura de um pedido pela web store é muito mais cara do que em outros países, basta dizer que são necessários mil internautas entrarem no site para…

Fernando Di Giorgi
E-commerce
Operadores logísticos: características operacionais

Neste artigo vamos apontar algumas das dificuldades vivenciadas por um mercado relativamente recente: os operadores logísticos. O foco do conteúdo abordado vai ser direcionado para logística interna. Como regra geral, os operadores não estão imunes à limitação básica de serviços terceirizados: o depositante quer pagar menos do que gasta e, o que é pior, quer…

Fernando Di Giorgi
E-commerce
Especialização do back-office para o comércio eletrônico - Parte 02

No artigo anterior, começamos a descrever as variantes do back-office do comércio eletrônico impostas para atender às necessidades de mercado. Hoje, veremos mais duas variantes do comércio eletrônico: o B2B e o Clube de Compras. B2B Uma empresa que não atua no varejo (banco, indústria etc.) deseja distribuir mercadorias aos seus clientes ou colaboradores em…

Fernando Di Giorgi
E-commerce
A especialização do back-office para o comércio eletrônico

Como se não bastasse o back-office do comércio eletrônico de grande porte tornar-se uma versão específica e ampliada do ERP tradicional, agora ele começa a ter suas próprias variantes.O objetivo deste artigo é descrever as variantes do back-office do comércio eletrônico impostas para atender às necessidades de mercado.Em geral, os desenvolvedores constroem aplicativos orientados a…

Fernando Di Giorgi
E-commerce
A tendência concentracionista do e-commerce

O objetivo deste artigo é explicar como o processo de expansão do e-commerce afeta as pequenas redes de lojas e distribuidores. Para isso, é necessário entender o processo básico de negócio do e-commerce. Com esta percepção é possível entender algumas das razões pelas quais as taxas anuais de crescimento das vendas do e-commerce têm sido…

Fernando Di Giorgi
E-commerce
Back-office do comércio eletrônico: a integração da gestão de transporte com a web store e o SAC

O objetivo deste artigo é exemplificar o alto grau de integração entre os módulos que compõem o Back-office do comércio eletrônico. A redução do prazo de entrega e o encurtamento da cadeia logística obrigam que o processo de atendimento dos pedidos capturados pela Web Store seja praticamente contínuo. Vamos enfocar aqui particularmente o relacionamento entre…

Fernando Di Giorgi
E-commerce
A data e o turno da entrega no e-commerce

Para um e-commerce, mentir sobre a data de entrega dos produtos passou a ser muito mais grave que anteriormente, não é verdade? A redução do prazo de entrega – um importante fator competitivo – passou a exigir gestão e processos muito mais complexos.No estado de São Paulo (Lei  nº 13.747, publicada no DO-SP em  08.10.2009),…

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