NOTÍCIA

Unity 2D ficará de fora do Ubuntu 12.10

Como sempre acontece logo após uma versão do Ubuntu ser lançada, as próximas mudanças já começam a ser pensadas no Ubuntu Developer Summit, um evento que reúne desenvolvedores e membros da comunidade envolvidos com a distribuição. E a decisão mais recente acerca do Ubuntu 12.10 é a remoção do Unity 2D, priorizando o Unity original.

A decisão de deixar o Unity 2D de lado é permitir o foco no Unity, tornando o gerenciador de janelas mais rápido, mais responsivo e com mais recursos. Manter duas versões diferentes do mesmo gerenciador dava um trabalho considerável e o retorno no final é pequeno, já que poucas máquinas ainda precisam do Unity 2D.

Mas e se em pleno ano de 2012 você tem um computador de 2003 com poucos recursos ou sem suporte a 3D no LinuxLinux34 conteúdosKali Linux em um Servidor VPS: como, quando e por que usar?DevSecOps · dez 2024Construindo um Windows Service ou Linux Daemon com Worker Service & .NET Core – Parte 2Dev (Back & Front) · jul 2020Criando uma WebApi utilizando .NET, Linux e VSCodeDev (Back & Front) · ago 2019Ver tudo em DevSecOps ? Não é preciso instalar outra distro, já que o Ubuntu virá com o driver LLVMpipe (já presente no Fedora 17), que deixa todo o processamento gráfico nas mãos do processador. Provavelmente haverá uma queda na performance, mas com esse driver é possível usar o Unity mesmo em máquinas sem suporte para 3D.

O futuro do Unity 2D ainda é meio incerto, visto que ele parece ser o gerenciador de janelas do Ubuntu TV. Talvez o projeto continue em paralelo, mas não há nada definido até o momento.

Cabe lembrar, se você realmente possui um computador com poucos recursos e não quer abrir mão de desempenho, que pode tentar o Xubuntu, um derivado do Ubuntu bem mais leve e que usa o Xfce como padrão.

Por Paulo Graveheart

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil