Depois de aprovar o código de conduta (Code of Conduct – CoC – em inglês) para sua comunidade em abril, a Python Software Foundation (PSF) agora publicou o texto com as diretrizes. O código de conduta é parcialmente baseado em documentos similares que foram adotados pelas comunidades Ubuntu e Fedora.
O CoC do Python é considerado uma diretriz que comunidades dentro da esfera de influência da PSF podem adotar, mas a fundação está simplesmente apoiando essa adoção, e não reforçando quaisquer elementos do documento. Isso é bem diferente de comunidades como as do Ubuntu e do Fedora, que possuem procedimentos de associação e adotaram CoCs que permitem que a comunidade expulse membros que não os obedeçam.
A Python Software Foundation afirma que nenhum incidente específico estimulou a criação do documento, e ele não deve ser visto como uma checklist que diz aos membros da comunidade o que ou não fazer. O documento é baseado em termos positivos, em vez de em exemplos negativos. Ele encoraja os membros da comunidade a serem abertos à colaboração e a participarem de discussões com comentários e críticas construtivas.
O código de conduta já foi adotado pela própria Python Software Foundation e por algumas listas de e-mail, incluindo python-ideas.
Com informações de The H