Desenvolvimento

20 fev, 2019

Programador usa IA para criar rostos de pessoas que não existem

Publicidade

Ao acessar o site ThisPersonDoesNotExist.com, você vai se deparar com a foto de alguém. A imagem parece verdadeira. Mas, essa pessoa não existe. A suposta foto é uma imagem gerada por algoritmos e IA – inteligência artificial que criaram um rosto humano de uma pessoa que não é real, como mostram os exemplos a seguir, ao longo desta notícia.

De acordo com a Motherboard, a página foi criada por Phillip Wang, um desenvolvedor e programador que usou a Nvidia e um grande banco de fotos para fazer a experiência.

A rede usa diversos algoritmos que se comunicam entre si, buscando o melhor resultado possível. Ao usar essas informações, gera um rosto humano que parece muito verdadeiro.

O site usa uma implementação de aprendizado de máquina conhecida como Generative Adversarial Networks, ou GANs. Esses programas “aprendem” com um grande número informações de treinamento que, neste caso, seriam as fotos de rostos humanos reais, para produzir novos exemplos. 

Todas as vezes que você atualiza o site, um rosto novo aparece. Wang teria afirmado que criou a página não para mostrar um grande feito tecnológico, já que o site não usa nenhuma técnica nova para funcionar, mas sim para conscientizar as pessoas da habilidade que a IA já tem de manipular imagens.

“A maioria das pessoas não entende como as IAs serão boas para sintetizar imagens no futuro”, disse Philip Wang, criador de sites e desenvolvedor de software, à Motherboard.

O site de Wang é executado em um servidor alugado com uma GPU poderosa que executa o software da Nvidia. “Eu tenho que imaginar um rosto aleatório a cada dois segundos, e mostrar isso para o mundo de uma forma escalável”, disse Wang, segundo a publicação.

Wang explicou o motivo de ter ficado seu projeto em rostos: “Rostos são mais importantes para a nossa cognição, então eu decidi colocar esse modelo pré-elaborado específico”, disse ele no Facebook.