Desenvolvimento

12 abr, 2019

Planetário do Ibirapuera terá sessão grátis sobre Buraco Negro nesta sexta-feira

Publicidade

Hoje a noite (12/04), o Planetário do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, vai realizar uma sessão gratuita para falar sobre buracos negros. A ideia do evento surgiu depois da divulgação da primeira foto tirada de um buraco negro, nesta semana.

O assunto chamou tanta atenção porque o registro confirma a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. O cientista descreve a gravidade como resultado da curvatura espaço-tempo, a partir da quantidade de massa, que aumenta sua energia e suga tudo para dentro.

Evento no Planetário

Segundo a Revista Exame, o evento desta sexta-feira terá a presença de Pedro Beaklini, astrônomo da Universidade de São Paulo (USP). Ele vai abordar a divulgação da imagem e explicar mais sobre o buraco negro fotografado pela primeira vez na história.
Planetário do Parque do Ibirapuera

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Por isso, é necessário retirar as entradas na bilheteria do Planetário, com pelo menos uma hora de antecedência. Há, ainda, a possibilidade de conseguir o bilhete por meio da internet, no site da Ticket Fácil.

Feito histórico

O iMasters publicou o grande feito dos pesquisadores e noticiou que por trás do feito estava Katie Bouman. A cientista foi a responsável pelo algoritmo que permitiu o registro da imagem do buraco negro, que chamou atenção dos cientistas.

Só para se ter uma ideia da importância, o algoritmo de Katie, está sendo comparado ao de Margaret Hamilton. Margareth escreveu o código de software que permitiu à Nasa levar o homem à Lua.