NOTÍCIA

Mozilla cria Raindrop, centralizador de mensagens

A fabricante do Firefox anunciou ontem a criação de uma nova ferramenta no Mozilla Labs: o Raindrop. O programa está disponível para qualquer pessoa que estiver disposta a compilar o código-fonte e a Mozilla afirma que a missão dele é “tornar agradável participar de conversas com pessoas com quem você se importa, sejam elas conversas por e-mail, Twitter, blog ou redes sociais”. Ele está sendo desenvolvido pela mesma equipe responsável pelo Thunderbird.

Segundo Bryan Clark, líder do setor de experiência do usuárioUX33 conteúdosUX e IA: Transformando Experiências Digitais com Inteligência ArtificialProduto & UX · jan 2025UX, IA e Front-End: quando experiência, inteligência e código se encontram para criar o futuro digitalProduto & UX · jul 2025Novidades em UX/UI para 2025: O futuro do design de experiências digitaisProduto & UX · abr 2025Ver tudo em Produto & UX na Mozilla, o Raindrop usa um mini-servidor web para buscar as conversas de diversas fontes, separa as partes importantes e permite que o usuário interaja com elas usando qualquer navegador moderno. Segundo a Mozilla, esses navegadores são apenas o Firefox, o Safari ou o Chrome, os únicos a usarem os padrões web modernos.

O projeto, por enquanto, só passou por duas iterações. A Mozilla também pede que os usuários interessados em envolver-se no Raindrop publiquem mock-ups de interfaces no flickr do grupo, pesquisem o código-fonte, façam as próprias adaptações e até conversem com os desenvolvedores na área de bate-papo do projeto.

Por Rafael Silva

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil