Tecnologia

18 jan, 2016

Microsoft afirma que novas CPUs só serão compatíveis com Windows 10

Publicidade

Começando com os processadores atuais Skylake de sexta geração, CPUs futuras apenas serão totalmente compatíveis com Windows 10, segundo a Microsoft. Em outras palavras, se você comprar uma nova máquina com Windows, ela não terá suporte para as versões 7 ou 8.1 do sistema operacional.

Isso tem a ver com os recentes avanços na tecnologia de silício e de código de software. A Microsoft afirma que reescrever o código em sistemas operacionais mais antigos para tirar proveito das novas inovações de hardware é, aparentemente, muito trabalhoso e ineficiente. Para a empresa e seus parceiros de hardware, fazer com que todos estejam na mesma página é o objetivo final.

Leia mais:

Para usuários que querem uma nova máquina Skylake que seja compatível com versões anteriores do Windows, a Microsoft vai publicar uma pequena lista de computadores que serão suportados até julho de 2017. Se esses PCs não forem atualizados para Windows 10 até lá, apenas as atualizações de segurança mais críticas serão lançadas para esses dispositivos.

Isso significa que qualquer computador Skylake executando o Windows 7 ou o Windows 8.1 após essa data poderá ser exposto a um crescente número de vulnerabilidades de segurança. “As empresas de qualquer porte interessadas em atualizar para o Windows 10 devem contactar o seu representante de tecnologia da Microsoft para a assistência”, diz a companhia.

Windows 7 e Windows 8.1 em execução em aparelhos mais antigos é outro assunto. Máquinas com Windows 7 terão atualizações de “segurança, confiabilidade e compatibilidade” até janeiro de 2020; para o Windows 8.1, essa data será estendida até janeiro de 2023. Esse novo anúncio só se aplica a software mais antigo no novo hardware.

“[Essa mudança] nos permite concentrar na profunda integração entre o Windows e o silício, mantendo o máximo de confiabilidade e compatibilidade com as gerações anteriores de plataforma e silício”, disse Terry Myerson da Microsoft. “Comparado com PCs Windows 7, máquinas Skylake combinadas com Windows 10 permitem melhorias de até 30 vezes em gráficos e triplicam a vida útil da bateria”.

Com informações de Techradar