DevSecOps

17 mai, 2019

Internet: Hackers roubaram US$ 100 milhões de 41 mil vítimas

Publicidade

O FBI e a Europol (polícia da União Europeia) desmontaram uma quadrilha de hackers que roubou US$ 100 milhões. Ao todo, os criminosos teriam roubado cerca de 41 mil vítimas. As informações são do jornal O Globo.

Os hackers utilizavam um malware para roubar informações bancárias, principalmente de empresas e instituições financeiras. Em nota, a Europol disse que dez processos foram abertos em um tribunal federal de Pittsburgh, nos EUA, contra membros da quadrilha.

Ainda de acordo com o jornal, cinco suspeitos russos foram indiciados, inclusive o desenvolvedor do malware. Todos continuam sendo procurados.

Hackers espalhados pelo mundo

A organização estaria espalhada por vários países. Geórgia, Moldávia, Bulgária, Ucrânia e Rússia são os principais locais de residência dos integrantes do grupo. O grupo criminoso mandava e-mails para infectar computadores com o vírus GozNym. Este vírus está programado para capturar detalhes de logins das vítimas.

O passo seguinte era roubar quantias de contas bancárias e transferir o dinheiro para bancos norte-americanos e de outros países. A polícia disse que todas as vítimas pensavam que estavam clicando em uma simples fatura, mas davam acesso à maior parte de suas informações pessoais.