De acordo com a consultoria global Oliver Wyman, 57% dos brasileiros já utilizaram plataformas de inteligência artificial (IA), sendo que 20% desses usuários aplicam a tecnologia em atividades pessoais e 11% em contextos profissionais. Esses dados reforçam o quanto o Brasil está na liderança na adoção desse recurso tecnológico, principalmente no que se refere à IA Generativa (GenAI).
Essa categoria de IA é conhecida por aprender com grandes volumes de dados e criar novos conteúdos a partir de padrões detectados durante o seu treinamento. Fabrício Carraro, Program Manager da Alura, maior ecossistema de educação em tecnologia, explica que essa capacidade é justamente o que torna as ferramentas parceiras ideais para objetivos diversos.
“A IA é acessível a qualquer pessoa com um dispositivo e internet, o usuário pode gerar desde textos até vídeos e imagens, tudo em questão de segundos, com um simples comando (ou ‘prompt’)”, afirma.
IA Generativa
Pensando em ajudar aqueles que querem contar com o auxílio dessa tecnologia em 2025, seja para o desenvolvimento pessoal ou alavancar a carreira, o executivo listou cinco exemplos populares de GenAI. Confira:
-
IA Generativa – ChatGPT
Um dos grandes responsáveis pelo “hype” da IA, esse modelo foi desenvolvido pela OpenAI e vem incorporando cada vez mais funções. Hoje, as mais conhecidas são: gerar textos coerentes e contextualmente relevantes; analisar documentos; gerar e corrigir códigos; reconhecer e gerar imagens; e oferecer um modo avançado de conversação por voz em diversos idiomas.
“Tanto para tarefas mais rápidas quanto para outras que exigem um tempo maior de raciocínio, o ChatGPT pode ser um grande diferencial em vários tipos de demandas”, comenta Carraro.
-
IA Generativa – Gemini
Com um funcionamento semelhante ao do ChatGPT, essa IA Generativa foi criada pelo Google e também gera textos, códigos e imagens com muita qualidade e precisão, além de analisar imagens e documentos. Atualmente, também possui o modelo de linguagem que aceita a maior quantidade de conteúdo na entrada, o equivalente a cerca de 15-18 livros inteiros.
“Definitivamente o Gemini é uma ferramenta que ajuda indivíduos e empresas a explorarem a criatividade de maneira prática e ágil”, destaca o Program Manager.
-
IA Generativa – Claude
Desenvolvida pela Anthropic, também é semelhante às duas anteriores no que diz respeito à geração de texto, código e análise de documentos. No entanto, essa ferramenta se destaca pela função “Artifacts”, um sistema interativo que facilita a visualização dos resultados gerados.
Atualmente, é a GenAI preferida das pessoas desenvolvedoras para a geração de código.
-
IA Generativa – Midjourney
Essa é uma das principais ferramentas de GenAI para criar imagens artísticas. A tecnologia gera visuais sofisticados a partir de prompts textuais, oferecendo flexibilidade de estilos e aplicabilidade em design e marketing visual.
-
IAGenerativa – Luma Labs
Especializada em vídeos, essa GenAI permite a criação de um conteúdo audiovisual completo, seja a partir de prompts textuais ou de imagens. “É ideal para quem deseja explorar novos níveis de interação e imersão em conteúdos visuais”, complementa Carraro.
Ceticismo é fundamental!
Apesar da IA Generativa ter o potencial de alavancar diversos tipos de metas e expandir a criatividade dos usuários, o especialista da Alura ressalta que o seu avanço está apenas começando.
Por isso, as pessoas precisam abraçar essa revolução tecnológica de forma cética. “Para que a GenAI se desenvolva de maneira sustentável e ética, é essencial equilibrar o entusiasmo com um olhar crítico e informado sobre suas limitações e impactos”, conclui Carraro.
LEIA TAMBÉM
- Taboola lança Abby, primeira IA Generativa especializada em campanhas de anúncios
- Anunciando o ajuste fino do Phi-3, novos modelos de IA generativa e outras atualizações do Azure AI
- (Mais) 10 termos de IA generativa que todos deveriam conhecer
- IA Generativa foi utilizada em mais de 50% dos ataques recentes contra empresas brasileiras, mostra pesquisa