Android

26 nov, 2015

Google lança versão 2.0 do Android Studio

Publicidade

Quase dois anos após seu lançamento, o Google disponibilizou a versão 2.0 do Android Studio, o ambiente de desenvolvimento integrado para a plataforma Android.

A nova versão vem com um emulador mais rápido e um melhor GPU, de acordo com a empresa. A primeira versão do Android Studio veio em beta no ano passado. Ele inclui ferramentas essenciais para a construção de aplicativos, incluindo um editor de código, ferramentas de análise de código e emuladores para todas as plataformas Android do Google.

Mais rápido para criação de códigos

A versão 2.0 vem com um recurso chamado Instant Run, que permite aos desenvolvedores ver as mudanças imediatamente. O Google disse que a novidade é até 2,5 mais rápida para a criação de código, e até 50 vezes mais rápida para incrementação de código. Os desenvolvedores já estão relatando que a nova versão diminuiu o tempo de construção de 40 para 2 segundos, economizando muito tempo do processo de compilação.

Android Studio é baseado na IntelliJ, uma IDE open source Java. O IntelliJ contém a função “intention action”, que sugere uma solução quando os desenvolvedores encontraram situações onde as classes ainda não tenham sido importadas ou métodos ainda não foram escritos.

Emulator versátil

O Google disse que a nova barra de ferramentas do emulador permitirá que desenvolvedores arrastem e soltem pacotes de aplicativos Android para as janelas do emulador diretamente. A nova versão também oferece a capacidade de controle de volume, rotações de tela e screenshots.

Com hardware moderno, o novo emulador deve rodar mais rápido do que qualquer dispositivo físico, afirmou o Google. Os desenvolvedores também serão capazes de imitar diferentes condições de rede e emular o GPS, mesmo com percursos pré-configurados. O emulador também inclui acesso a todos os serviços padrão do Google Play, e permite que os desenvolvedores redimensionem as janelas do emulador apenas arrastando os cantos ao testar diferentes tamanhos de tela.

Leia mais:

Uma funcionalidade de pesquisa avançada permite aos desenvolvedores gerar e testar ligações profundas diretamente à direita do IDE. O novo GPU permite que os desenvolvedores gravem sessões OpenGL inteiras e vejam exatamente o que está acontecendo cada vez que as telas desenhem imagens, e também verifiquem a existência de problemas de desempenho.

Ao longo das próximas semanas, o Google mostrará como aproveitar outros recursos no Android Studio 2.0.